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Desafios do retorno às aulas presenciais em 2022

Tempo de leitura:3 minutos

Após praticamente dois anos sem frequentar presencialmente às escolas, alunos de todo o Brasil voltaram às instituições de ensino em 2022. O retorno começou de forma gradual, até que todos os estudantes frequentassem diariamente as salas de aula, como se era de costume. Mas, essa retomada da rotina mostrou uma realidade de muitos desafios aos educadores: recompor todo o aprendizado que ficou comprometido.

Durante o isolamento, a maneira que os alunos tinham acesso aos conteúdos das disciplinas, em sua maioria, era via internet. Uma pesquisa realizada em 2021, com iniciativa da Undime e apoio do Itaú Social e UNICEF, apontou que a estratégia mais adotada pelas secretarias municipais de ensino para a realização de atividades remotas foi de entregar materiais impressos com orientações repassadas via WhatsApp.

A grande questão é que nem todos os estudantes têm acesso à equipamentos e/ou à internet para acompanhar as explicações fornecidas pelos professores. Outra pesquisa, feita pelo IBGE em 2021, mostra que menos da metade dos alunos entre 15 e 17 anos da rede de ensino público do país têm acesso simultâneo à internet e computador ou notebook.

O estudo ainda aponta que 8,7% das escolas públicas brasileiras disponibilizaram equipamentos para uso dos alunos nas atividades pedagógicas realizadas em domicílio, seja notebook, computador ou smartphone. Por meio do mesmo levantamento, se nota que 6,3% das instituições disponibilizaram acesso gratuito ou subsidiado à Internet.

Resultado do afastamento da escola

Essa falta de proximidade com a escola, além das diversas situações socioemocionais que foram geradas, agravou o índice de aprendizagem das crianças e jovens. O resultado foi de altos níveis de defasagem escolar, em especial nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, essenciais para o desenvolvimento dos alunos.

Leia mais: Desenvolvimento socioemocional, o grande desafio das escolas em 2022

Um estudo feito pelo Todos pela Educação aponta que entre 2019 e 2021, houve um aumento de mais de 66% no número de crianças de 6 e 7 anos que, segundo seus responsáveis, não sabiam ler e escrever, o que representa 2,4 milhões de alunos matriculados.

A situação em relação à Matemática não é diferente. No Estado de São Paulo, a queda no rendimento ocorreu em todos os anos escolares. Alunos do 5º ano apresentaram o mesmo resultado de 14 anos atrás, como aponta avaliação realizada pelo estado. Enquanto mais de 50% dos estudantes do 3º ano do ensino médio saíram da escola sem saber o básico em Matemática.

Tais resultados demonstram o grande impacto que os dois últimos anos geraram nos estudantes. Para enfrentar tal realidade, em 24 de maio deste ano, foi publicado o decreto que criou a política pública para a recuperação das aprendizagens na educação básica.

Como enfrentar essa situação

Entre as ações que o próprio Ministério da Educação (MEC) cita para recompor o aprendizado está o uso da tecnologia educacional, além da inclusão digital e inovação das instituições de ensino. A tecnologia já faz parte do cotidiano, sendo de grande relevância a todos e dentro da educação formal não seria diferente.

O uso de tal ferramenta dentro do ambiente escolar, além de aproximar os alunos das instituições, pode contribuir para o aprendizado, já que gera maior interesse e engajamento nas crianças e nos jovens.

Além disso, a tecnologia traz maior possibilidade da inclusão de atividades extracurriculares, que dão reforço à aprendizagem, acelerando a recuperação dos conteúdos. Ao passo em que podem fornecer indicadores para o acompanhamento desses alunos, facilitando a personalização do ensino com base na dificuldade de cada um.

Portanto, oferecer tecnologias inovadoras dentro das instituições gera maior desempenho e produtividade, tanto dos alunos, quanto dos docentes, bem como leva a equidade ao ensino. Já que, muito mais do que recompor a aprendizagem defasada pela pandemia, é preciso avançar com o conhecimento dos estudantes brasileiros.

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