O QUE A BÍBLIA DIZ

   
  Obediência aos pais

Que difícil obedecer aos pais, principalmente na família moderna!

Quantos jovens já pensam que podem fazer o que bem entendem, que estão preparados, que podem resolver sua vida, pois, afinal, ela é sua mesmo. Mas esses mesmos jovens certamente não sentem total segurança ou, ao menos, uma alegria duradoura a respeito de suas decisões.

Os filhos de hoje vivem um momento crítico, pois o relacionamento com os pais passou de autoridade para amizade. E são os filhos que mais sofrem, pois não estão sendo preparados, orientados para um caminho seguro.

Talvez você esteja lendo isto e achando um absurdo. Talvez porque você seja um desses filhos que não gostam de obedecer nem reconhecer a autoridade que seus pais têm sobre você. Mas, primeiro, veja o que Deus diz em Sua Palavra e, depois, tome sua decisão quanto à obediência.

“Filhos, obedeçam aos seus pais; esta é a atitude correta que vocês devem tomar, porque Deus os colocou numa posição de autoridade sobre vocês. Respeite seu pai e sua mãe. Dos Dez Mandamentos de Deus este é o primeiro que termina com uma promessa. E esta é a promessa: se você respeitar seu pai e sua mãe, você terá uma vida longa e cheia de bênçãos” — Efésios 6:1-3.

A razão mais importante para você obedecer aos seus pais é porque Deus mandou. Como o próprio verso diz, os nossos pais têm autoridade sobre nossa vida e devemos respeitar isso.

Quando nascemos, não conhecemos nada e não fazemos nada sozinhos. Nossos pais têm a responsabilidade de nos alimentar, dar banho, cuidar e, assim, vamos crescendo.

Quando crianças, começamos a descobrir coisas mais importantes e vamos aprendendo tudo pelo que vemos, vivemos e ouvimos.

Quando juniores, já tomamos algumas decisões sozinhos, como qual roupa vestir, qual comida gostamos mais, quais atividades nos interessam mais, etc. Mas ainda não estamos prontos para decidir sobre grandes questões, pois ainda não vivemos ou ainda não nos deram todas as orientações básicas.

Na adolescência, achamos que já sabemos tudo e estamos prontos para a vida. Nessa fase, é que surgem nossos piores momentos, pois queremos a independência e acreditamos que podemos com ela.

A prova de que isso não funciona está no alto índice de adolescentes grávidas, grande envolvimento com vícios, relaxamento nos estudos, escolhas erradas de amizades, etc.

Os pais têm cometido muitos erros atualmente, baseados em novas teorias, novos conceitos de família. E todos estamos pagando alto preço com isso, pois, além dos transtornos causados em casa, esses jovens estão se tornando os novos líderes da sociedade. Aonde iremos com esse tipo de educação?

Deus promete que a obediência trará uma vida mais longa e abençoada. Opte por obedecer e acredite que esse é o melhor caminho, pois é Deus quem manda.

Opte por respeitar seus pais, pois isso te ensinará princípios que certamente moldarão um bom caráter e darão um norte seguro para a vida.

Opte por honrá-los, pois a recompensa é certa.

Obedecer a seus pais é o melhor caminho para você aprender agora o que usará no futuro para ser bem-sucedido.

Use nosso e-mail para trocar idéias a respeito deste artigo ou esclarecer
dúvidas que você possa ter sobre algum assunto relacionado a Deus.

   

 
Fale com o batista
Pare e Pense
outros artigos 
Olhe o que Deus fez comigo
outros artigos
O que a bíblia diz
outros artigos

ANEB
 > Notícias
 > Capelania
 > Evento

 

Esta seção traz conteúdos orientados para a visão e os valores do público batista plugado ao Educacional e é feita em parceria com a ANEB e representantes da denominação batista.