Notícias da 16ª Bienal
Internacional do Livro de São Paulo
 

De 28 de abril a 7 de maio, das 10h às 22h, no Expo Center Norte, em São Paulo, está sendo realizada a 16ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, terceiro maior evento literário do mundo, reunindo 800 expositores, dezenas de palestrantes nacionais e internacionais, mais de mil lançamentos, além de uma programação de atualização pedagógica para profissionais de ensino.

O Educacional.com.br colocou uma equipe na Bienal para cobrir os eventos da área de educação. Diariamente, você poderá ler as principais notícias sobre os eventos educacionais e se informar sobre as novidades na área do ensino.

Notícias da Bienal
 
07/05/2000 Mesa-redonda: Professores de ciências e os conteúdos: A questão da formação de nível superior e a educação continuada, com a professora Ana Lia de Longhi, professora da Universidade de Córdoba e editora da Revista Argentina do Ensino de Biologia, e a professora Myriam Krasilchik, diretora da Faculdade de Educação da USP, sob coordenação do professor Nelio Bizzo.

06/05/2000 Palestra: Concepções de ciência nas sala de aula: holismo x reducionismo, com o professor Charbel Niño El-Hani, bacharel em Biologia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Educação, pesquisador da área de História Filosófica e Ensino de Ciências e diretor da Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia.
05/05/2000 Seminários sobre Temas Transversais na Sala de Aula: Minorias Sexuais na Sala de Aula, com o doutor Cláudio Picazio.

Seminários sobre Temas Transversais na Sala de Aula: Drogas na escola, com o doutor Ronaldo Laranjeira, psiquiatra e diretor da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Paulista de Medicina.

04/05/2000 Palestra: Nossa língua portuguesa, com o professor Pasquale Cipro Neto, professor desde 1975, apresentador do programa Nossa língua portuguesa, da TV Cultura, e colaborador dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo.

Mesa-redonda: Leitura solidária - trocando estórias, com a professor Tânia Figaro Ulhoa, professora da rede municipal de educação de Uberaba (MG), coordenada pela professora doutora Maria Lúcia Pimentel de Sampaio Góes, escritora e titular no curso de Letras na USP.

Mesa-redonda: Processos de criar e recriar, com a escritora e ilustradora Helena Alexandrino, a artista plástica e ilustradora Lúcia Hiratsuka e a escritora e arte-educadora Rosana Rios, sob coordenação do prof. dr. Benjamin Abdalla Jr.

03/05/2000 Seminário Educação Artística – Como Entender uma Obra de Arte – "Uma Nova Maneira de Olhar", com a professora Mali Frota Villas-Bôas – historiadora, artista plástica e professora de História da Arte.

30/04/2000 Elementos incentivadores da educação matemática – Seminário cognição, software educacional e comunidades virtuais de aprendizagem, com o professor doutor. Luciano Meira.

Seminário 500 anos: Revendo os mitos da nossa história econômica, com o doutor. Jorge Caldeira (jornalista e doutor em Ciência Política pela USP)

29/04/2000 Seminário 500 anos de História do Brasil: mitos, heróis e outros bichos, com professor doutor Paulo Micelli (Unicamp).

Colaborando com a educação, texto de abertura das atividades pedagógicas da Bienal, pelo professor doutor Jaime Pinsky, coordenador das Atividades Culturais da 16ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

28/04/2000 Raul Wassermann, presidente da Câmara Brasileira do Livro.