Central de Projetos

Acontece na Central

    Siga-nos também no Twitter

    Anos anteriores

    Projetos 2010

    O projeto Um gostinho de MPB ofereceu a professores e alunos, além de um gostinho de MPB, uma grande oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre uma das manifestações populares mais interessantes e de maior qualidade de nosso País, que é a música popular brasileira.

     

    Pesquisando e elaborando materiais para as etapas e participando das várias atividades disponíveis, foi fácil aprender e apreciar essa arte tão rica.

     

    Em sua nova edição, 103 turmas participaram. Na 1.ª etapa, fizeram uma homenagem ao grande Noel Rosa no ano do centenário de seu nascimento e, na 2.ª, todos foram convidados a interpretar uma música relacionada ao futebol ou fazer sua própria produção. Como foi um ano de Copa do Mundo, sobrou inspiração!

     

    O projeto teve ainda algumas atividades de participação livre, divertidas e interativas que despertaram, de forma lúdica, o gostinho pela MPB. Nesses espaços, foi possível: conferir e enviar dicas sobre essa forma de expressão artística, saber mais sobre compositores, músicos e intérpretes, conhecer canções que fazem parte da história da MPB, brincar com o assobio, enviar clipes para músicas escolhidas pela turma e ainda tentar convencer o Turrão, um crítico ferrenho da música brasileira, em seu blog, de que há muita música boa sendo produzida atualmente.

     

    Além do Turrão, houve também a participação da Dona Dirce, uma senhora bem velhinha que gosta de todos os tipos de música e acha que todos devem gostar de tudo. O desafio foi mostrar a ela que devemos ter senso crítico e avaliar o que nos é mostrado.

     



    Veja alguns destaques:

     

    Santa Mônica Centro Educacional, professora RAFAELA MIRANDA DE CASTRO
    1.ª série 03SC-1ª SERIE EM ESP, Rio de Janeiro (RJ)

     



    Áudio:


    Colégio Metodista em Itapeva, professora FLÁVIA ALMEIDA POLIFEMI
    1.ª série EM, Itapeva (SP)

     


    Bem Me Quer, professora Verônica de Souza Santos
    6.º A, Tatuí (SP)

     



    Depoimentos:


    “Esse projeto é interessante, pois, por meio dele, a geração atual poderá saber um pouco mais sobre a antiga.“

    Timóteo Felzke da Rosa - Centro Educacional São Paulo - Ji-Paraná (RO)

     



    “Eu achei esse projeto muito interessante, pois penso que antigamente Noel era famoso e agora ninguém nem mais toca no assunto. Se alguém perguntar se a pessoa ouvia as músicas dele, ela nem vai saber quem é. É por isso que eu acho que esse projeto vai ajudar a renovar a carreira dele, vai ‘bombar’!“

    Mylena Santos de Moura - Stagium - Diadema (SP)