lista de desafios em sala de aula leituras Malba Tahan ranking


Desafios e Investigações - Volume 1
Desafios e Investigações - Volume 1
Autor: Tom O'Brien
Editora: Callis
Nº de páginas: 92
ISBN: 65-86797-06-5

Será que sua bisavó poderia ter visto D. Pedro I proclamando a Independência do Brasil? É possível que um cachorro viva até os 88 anos? Estas são algumas das muitas questões que Tom O'Brien levanta no livro Desafios e investigações, uma obra que certamente encantará os alunos das séries iniciais.

Em cada página um problema diferente é apresentado numa linguagem simples e de fácil entendimento para os pequenos. O melhor é que os problemas envolvem conteúdos importantes como possibilidades, representações espaciais, seqüências temporais e nem por isso têm aquela cara chata de dever de matemática.

Como bom professor de orientação piagetiana, o autor apresenta a disciplina de um jeito bem lúdico e interessante, incentivando os alunos a expor seu pensamento, discutir idéias e utilizar a lógica.

O livro é composto de duas partes, uma delas destinada aos alunos e a outra aos educadores. Na primeira há desafios que podem ser resolvidos no próprio livro e, na segunda, orientações para o trabalho em sala de aula.

Por Andréa Maia de Santana

 

Matemática Divertida e Curiosa
Autor: Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan)
Editora: Record
Nº de páginas: 158
ISBN: 91-0560

Mudar a maneira como a Matemática era trabalhada nas escolas e a forma como essa disciplina era vista pelas pessoas era um ideal do professor Júlio César de Mello e Souza. Em Matemática Divertida e Curiosa, o autor convida seus leitores a brincar com os números e a descobrir fatos, enigmas, estratégias de cálculos, anedotas e outras curiosidades sobre a história dessa disciplina. Bem no estilo Malba Tahan, o livro consegue mostrar a matemática como uma ciência viva e muito interessante, capaz de despertar a curiosidade e a paixão das pessoas. O livro apresenta uma série de recreações relativas à matemática elementar que não exigem o uso de fórmulas nem de cálculos complicados. É dessa forma que aborda assuntos diversos, como aritmética, álgebra e geometria.

Por Andréa Maia de Santana

 

O Homem que Calculava
Autor: Malba Tahan
Editora: Record
Nº de páginas: 224
ISBN: 83-0868

O Homem que Calculava é uma das obras mais conhecidas do professor Júlio César de Mello e Souza, que assinava seus livros com o pseudônimo Malba Tahan. Com mais de dois milhões de exemplares vendidos, o livro já está na 38ª edição e segue encantando jovens e adultos. O protagonista da história é Beremiz Samir, um homem com uma incrível capacidade matemática, capaz de resolver todos os enigmas e desafios lógicos que lhe são apresentados ao longo de uma viagem que faz pelas escaldantes areias de Bagdá. O autor apresenta aos seus leitores várias palavras de origem árabe ou persa, cujos significados são esclarecidos por meio de um glossário, seguido de um pequeno índice dos autores citados e de uma bibliografia. Em cada um dos 34 capítulos do livro, é apresentado um problema envolvendo partilha de heranças, jogos tradicionais, divisão de terras e outras situações do cotidiano daquela região. Camelos, cheiques e marajás são alguns dos personagens que participam do criativo enredo do autor.

No final do livro são apresentadas algumas considerações sobre os problemas propostos. Elas auxiliam os leitores a compreender melhor as relações matemáticas presentes nos desafios resolvidos pelo protagonista da história.

Por Andréa Maia de Santana