lista de desafios em sala de aula leituras Malba Tahan ranking


Malba Tahan é autor do famoso livro O Homem que Calculava, um verdadeiro sucesso literário, já traduzido em doze idiomas e com muitas dezenas de edições em português.

Quem ouve falar do nome desse escritor é levado a acreditar que ele seja algum estrangeiro, provavelmente alguém nascido lá nas Arábias. Muitos se admiram ao descobrir que esse exímio contador de histórias nunca existiu de verdade, mas é um personagem de um criativo professor brasileiro. Trata-se de Júlio César de Mello e Souza, um carioca nascido em 1895.

Segundo sua biografia, o professor Júlio criou o pseudônimo Malba Tahan para suas obras, que contavam histórias passadas nas areias da Arábia. Elas envolviam situações de divisão de bens e problemas de álgebra e aritmética apresentados sob a forma de instigantes desafios de lógica.

Júlio César era um educador preocupado com a forma como a matemática vinha sendo abordada em sala de aula e criticava os métodos utilizados para trabalhar essa disciplina. Acreditava que a didática tinha de mudar, que a matemática não deveria ser vista como um bicho-papão, nem como uma disciplina sem vida que só exigia dos alunos muita memorização e treinamento.

Resolveu, então, contribuir para mudar esse quadro e mostrar às pessoas que a matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura. Além de escrever livros, Júlio César viajou por todo o Brasil para dar palestras a estudantes e defender a idéia de que é possível trabalhar a matemática de forma dinâmica e criativa.

Quem ler seus livros vai encontrar enigmas para resolver e, com certeza, ficará encantado com a forma que ele utilizava para apresentar desafios lógicos.