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   CONTROLE SEU GASTO ENERGÉTICO  

por Gilson Brun


Até no nosso organismo temos de controlar o gasto de energia para não corrermos o risco de apagão. Em todos os momentos, os nossos órgãos estão utilizando a energia armazenada para poderem funcionar normalmente. Mesmo quando estamos em repouso, há um gasto de energia.
A energia que nosso corpo utiliza é obtida dos alimentos e, por isso, você deve ter uma alimentação bem equilibrada.

Fatores que afetam o gasto de energia

Todos nós já realizamos algum tipo de trabalho físico que poderíamos classificar como extremamente "difícil". Por exemplo: subir vários lances de escadas, correr uma quadra para pegar ônibus, levantar caixas pesadas ou escalar uma montanha íngreme.
A intensidade e a duração do trabalho são fatores que determinam a dificuldade de execução da tarefa e também o gasto de energia. Para ficar mais claro, vamos tomar como exemplo dois corredores de maratona. Um deles termina a prova em 2,3 horas e o outro, em 3,3 horas. Nesse caso, mostra-se a intensidade da atividade: aquele corredor que terminou a prova antes gastou mais energia que o outro. Com relação à duração, podemos exemplificar desta maneira: se duas pessoas correm com a mesma velocidade, porém uma delas percorre o dobro da distância, aquela que percorreu a maior distância vai precisar de mais energia para poder suportar a sua tarefa.
Outro fator que interfere no gasto de energia é o tamanho da pessoa. Um homem de 1,80 m com 85 kg vai ter um gasto energético maior que um homem com 1,60 m e 77 kg.

Controle do gasto energético

O gasto energético numa caminhada, que é uma das atividades físicas mais comuns, depende da velocidade (intensidade), da distância percorrida (duração) e do peso corporal da pessoa.
Segundo alguns estudos, a uma velocidade entre 50 e 100 metros/minuto, ou de 3 a 6 km/hora, o gasto energético é de 0,6 kcal a cada quilômetro percorrido. Deve-se considerar ainda o peso corporal. Assim, surgiu a seguinte fórmula:
Gasto Energético Caminhada = 0,6 kcal x Distância (km) x Peso Corporal (kg)
Exemplificando: uma pessoa com 90 kg, ao caminhar 8 km, consumirá 432 kcal. Veja a aplicação da fórmula.

Gasto energético = 0,6 kcal x 8 km x 90 kg = 432 kcal


A tabela abaixo relaciona alguns tipos de atividades e o gasto energético em cada uma delas.

TIPOS DE ATIVIDADES GASTO ENERGÉTICO
(kcal/kg/15minutos)
Repouso na cama: horas de sono 0,26
Posição sentada: refeições, assistir à TV, trabalho intelectual, etc. 0,38
Posição em pé suave: higiene pessoal, trabalhos domésticos leves sem deslocamento, etc. 0,57
Caminhada leve (velocidade inferior a 4 km/h): trabalhos domésticos com deslocamento, dirigir carros, etc. 0,69
Trabalho manual suave: trabalhos domésticos como limpar chão, lavar carro, jardinagem, etc. 0,84
Atividades de lazer e prática de esportes recreativos: voleibol, ciclismo, passeio, caminhada com velocidade de 4 a 6 km/h, etc. 1,20
Trabalho manual em ritmo moderado: trabalho braçal, carpintaria, construção, pintura de paredes, etc. 1,40
Atividades de lazer e prática de esportes de alta intensidade: futebol, dança aeróbica, natação, tênis, caminhada a uma velocidade superior a 6 km/h, etc. 1,50
Trabalhos manuais intensos e prática de esportes competitivos: carregar cargas pesadas, treinamento de atletas profissionais, etc. 2,00

Exemplo:
Para saber quanto você gasta de energia enquanto dorme, veja o seu tempo médio de sono por noite, divida-o por 15 (pois a tabela expressa os valores gastos a cada 15 minutos) e multiplique-o pelo valor da tabela e por seu peso corporal.

Quanta energia uma pessoa com 70 kg que dorme em média oito horas por noite vai consumir?

8 horas x 60 minutos = 480 minutos
480/15 = 32
Gasto energético = 0,26 x 70 x 32 = 582,4 kcal

Conclusão
Com o controle do gasto energético e de quanto você consome, ficará muito mais fácil controlar o seu peso. Além disso, fazendo alguma atividade física, você estará também mantendo a sua saúde.