Como desenvolver um acervo de qualidade que satisfaça
as necessidades da comunidade ?
Deve-se ter como objetivo cobrir os assuntos do
conteúdo programático de todas as séries
ofertadas pela escola.
O bibliotecário deve compreender a biblioteca como
um departamento da escola e portanto com objetivos educacionais
comuns, de formação de cidadãos, de atualização
dos professores, de promoção de eventos ligados
à educação e à cultura local,
nacional e internacional.
A biblioteca deve estar preparada para:
- antecipar as necessidades de ensino e aprendizagem, surpreendendo
com informações atuais, abrangentes, específicas,
especializadas para alunos, professores e direção
escolar;
-
ofertar grande variedade de livros e outros materiais, diferentes
quanto ao assunto, gênero, estilo, grau de dificuldade,
destinados tanto aos que lêem com compreensão
como aos que ainda apresentam dificuldades de leitura.
Já o bibliotecário deve conhecer a política
para a escolha de livros didáticos, paradidáticos
e de literatura e participar junto com os professores na escolha
desses materiais, dando opiniões e sugerindo títulos
novos. Para isso, ele necessita de um intercâmbio freqüente
com editores, livreiros e autores para inteirar-se das novidades
do mercado livreiro. E, além de ser um especialista
em técnicas da biblioteconomia, é interessante
que esse profissional domine o universo da educação
e agora também o da tecnologia.
Os materiais podem ser adquiridos por meio de compra, doação
e permuta. É importante definir o recurso financeiro
destinado à aquisição dos materiais.
Dado o número fabuloso de novidades lançadas
no mercado a cada dia, essa verba pode ser mensal, facilitando
a manutenção de um acervo atualizado.
Segundo a IFLA (International Federation of Library Associations),
para iniciar um acervo de excelência em uma biblioteca
escolar o ideal é ter disponível para cada aluno
dez volumes, com o objetivo de chegar de 50 a 60 títulos/usuário.
Para atender os usuários, a IFLA sugere a contratação
de um bibliotecário e dois auxiliares. http://www.ifla.org
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