Como desenvolver um acervo de qualidade que satisfaça as necessidades da comunidade ?

Deve-se ter como objetivo “cobrir” os assuntos do conteúdo programático de todas as séries ofertadas pela escola.
O bibliotecário deve compreender a biblioteca como um departamento da escola e portanto com objetivos educacionais comuns, de formação de cidadãos, de atualização dos professores, de promoção de eventos ligados à educação e à cultura local, nacional e internacional.


A biblioteca deve estar preparada para:

- antecipar as necessidades de ensino e aprendizagem, surpreendendo com informações atuais, abrangentes, específicas, especializadas para alunos, professores e direção escolar;

- ofertar grande variedade de livros e outros materiais, diferentes quanto ao assunto, gênero, estilo, grau de dificuldade, destinados tanto aos que lêem com compreensão como aos que ainda apresentam dificuldades de leitura.

Já o bibliotecário deve conhecer a política para a escolha de livros didáticos, paradidáticos e de literatura e participar junto com os professores na escolha desses materiais, dando opiniões e sugerindo títulos novos. Para isso, ele necessita de um intercâmbio freqüente com editores, livreiros e autores para inteirar-se das novidades do mercado livreiro. E, além de ser um especialista em técnicas da biblioteconomia, é interessante que esse profissional domine o universo da educação e agora também o da tecnologia.


Os materiais podem ser adquiridos por meio de compra, doação e permuta. É importante definir o recurso financeiro destinado à aquisição dos materiais. Dado o número fabuloso de novidades lançadas no mercado a cada dia, essa verba pode ser mensal, facilitando a manutenção de um acervo atualizado.


Segundo a IFLA (International Federation of Library Associations), para iniciar um acervo de excelência em uma biblioteca escolar o ideal é ter disponível para cada aluno dez volumes, com o objetivo de chegar de 50 a 60 títulos/usuário. Para atender os usuários, a IFLA sugere a contratação de um bibliotecário e dois auxiliares. http://www.ifla.org

 
professor on-line
Dúvidas em alguma matéria? Fale direto com o professor
 
saiba mais
Divirta-se e aprenda mais sobre sua matéria preferida
 
enciclopédia
Faça consultas sobre assuntos variados
 
clássicos virtuais
Leia a versão eletrônica de clássicos da nossa literatura
 
atlas educacional
Mapas para você copiar e imprimir
 
datas comemorativas
Calendário completo com as comemorações oficiais brasileiras
 
download
Programas úteis gratuitos para você
 
babylon
Traduções instantâneas para suas dúvidas
 
símbolos pátrios
Conheça os símbolos que representam o país