Categorias

Abreviatura de certas palavras

O uso dessas formas reduzidas em e-mails depende essencialmente do tipo de mensagem que se troca e do grau de (in)formalidade da relação existente entre as pessoas que se correspondem. Em linguagem formal, essas reduções são inadequadas; em linguagem informal (mesmo no ambiente empresarial), elas são perfeitamente adequadas. 
Enviar ao amigo Quem participou

Categorias

Quando abrevio a palavra “observação”?

Não só com a abreviação de “observação”, mas também com a de outras palavras deve-se colocar ponto e dois pontos, quando em seguida se elucida algo, como se vê neste exemplo: “Obs.: em Portugal, o trema tinha sido abolido em 1945”.
Enviar ao amigo Quem participou

Categorias

Como se devem escrever as horas em um texto?

Na verdade, não se trata de uma questão gramatical. Há uma convenção internacional que regula esse caso. Abrevia-se “hora” com “h” e minuto com “min”. Vejamos alguns exemplos: “O jogo começou às 20h45min”; “A eleição terminará às 17h”. Por economia de espaço, a imprensa costuma eliminar a forma “min” nesse tipo de informação: “O jogo começou às 20h45”. 
Enviar ao amigo Quem participou

Categorias

Representação das palavras "hora" e "minuto"

O Brasil é signatário de uma convenção internacional que determina que as horas sejam representadas pela letra “h”, e os minutos, por “min”: “O jogo deveria ter começado às 20h30min, mas só começou às 21h15min”. Quando a hora é redonda, nada de dois pontos, de vírgula, de 00: “O jogo deveria ter começado às 18h, mas só começou às 19h".

Enviar ao amigo Quem participou

Categorias

O que significa PHD?

Trata-se da abreviação da expressão latina “Philosophiae Doctor”, que significa “Doutor em Filosofia”. A expressão é usada por universidades americanas e inglesas para designar a mais alta graduação que um estudante pode alcançar. Por extensão de sentido, passou-se a usar essa abreviação para intitular aquele que fez doutorado ou se destaca pelo conhecimento em determinada área. Em tempo: a forma consagrada é “Ph.D.”.
Enviar ao amigo Quem participou