Categorias

Locução Adjetiva

 

Nem sempre é possível trocar a locução adjetiva por um adjetivo propriamente dito. Qual é, por exemplo, o adjetivo equivalente a “da caneta” em “o formato da caneta”? Que diríamos? O formato “canetal”? Em “o gato da vizinha”, pode-se pensar, num primeiro momento e por mero equívoco, na troca de “da vizinha” por “vicinal” (“O gato vicinal”). Além de soar estranha, a construção nem de longe pode ser dada como equivalente a “O gato da vizinha”, já que “vicinal” não equivale a “do/da vizinho/a”; “vicinal” é sinônimo do adjetivo “vizinho”, e não do substantivo “vizinho” (“O povoado vizinho/vicinal é menor do que este”).

Enviar ao amigo Quem participou

Categorias

"risco de vida" X "risco de morte"

De fato, de uns tempos para cá muitos jornalistas (sobretudo no rádio e na TV) deixaram de empregar a expressão “risco de vida”, que foi substituída por “risco de morte”. No entanto não há nenhum motivo para o banimento de “risco de vida” (“Ele ainda corre risco de vida”; “Ela não corre mais risco de vida”), construção tão legítima quanto “risco de morte” (“Ele ainda corre risco de morte”; “Ela não corre mais risco de morte”). As duas expressões são perfeitamente possíveis. Em “risco de vida” há mesmo a elipse (omissão de termo que se deduz). Quando se diz “Ele não corre risco de vida”, deixa-se elíptico o bloco “perder a”, isto é, “Ele não corre risco de vida” equivale a “Ele não corre risco de perder a vida”.
Enviar ao amigo Quem participou

Categorias

Qual é o correto: "anexo" ou em "anexo"?

Embora algumas gramáticas condenem ou ignorem a locução em anexo, ela é mais do que legítima, já que é formada pelo mesmo processo pelo qual se formam diversas expressões consagradas na língua (preposição + substantivo — sim, neste caso, anexo é substantivo). Não é por acaso que a expressão em anexo é citada (com abonações) em gramáticas de autores do quilate de Evanildo Bechara.

A expressão em anexo é invariável: “Segue/m em anexo o/s comprovante/s”; “Segue/m em anexo a/s fatura/s”.

Quando adjetivo, anexo varia de acordo com o substantivo que modifica: “Segue/m anexo/s o/s comprovante/s”; “Segue/m anexa/s a/s fatura/s”.

Enviar ao amigo Quem participou