Categorias

É correto dizer: entre eu e você?

Na língua culta, o pronome eu exerce essencialmente a função de sujeito. Na frase em questão e em outras semelhantes (“Não existe amor entre ela e mim” ou “Falta respeito entre ela e mim”), o pronome eu é regido pela preposição entre e, por isso, não participa do sujeito, que, nos dois últimos exemplos, é, respectivamente, amor e respeito.

No exemplo citado na questão deste item, o sujeito é inexistente (o verbo haver tem aí o sentido de ocorrer). Moral da história: em se tratando de língua culta, a forma adequada é mim (“Esse é um problema que houve entre mim e você”). Convém dizer que a ordem dos termos não alteraria nada: “Esse é um problema que houve entre você e mim”.

Enviar ao amigo Quem participou

Categorias

Qual a grafia correta da palavra mussarela?

Os dicionários e o Vocabulário Ortográfico (da ABL) registram as formas muçarela e mozarela. Considerando que um dicionário é uma espécie de cartório da língua, ou seja, registra o que se usa, caberia perguntar o seguinte: onde se usam essas duas formas? Alguém já viu um cardapiozinho que seja em que se leia uma dessas duas “beldades”? E nos pacotes desse delicioso queijo? Alguém já viu um laticínio qualquer — unzinho que seja — que grafe mozarela ou muçarela nos rótulos do seu produto?

Em italiano, a grafia é mozzarella. Como o brasileiro pronuncia mussarela/muçarela (e não mosarela/mozarela), parece mais do que cabível a adoção da grafia mussarela, com ss, mais próxima (graficamente) da forma italiana (com zz, que se lê como ts — lê-se motsarela, com o o fechado e o e aberto).

Muçarela e mozarela dão enjoo, mas são as formas oficiais.

Enviar ao amigo Quem participou

Categorias

Qual é o correto: "anexo" ou em "anexo"?

Embora algumas gramáticas condenem ou ignorem a locução em anexo, ela é mais do que legítima, já que é formada pelo mesmo processo pelo qual se formam diversas expressões consagradas na língua (preposição + substantivo — sim, neste caso, anexo é substantivo). Não é por acaso que a expressão em anexo é citada (com abonações) em gramáticas de autores do quilate de Evanildo Bechara.

A expressão em anexo é invariável: “Segue/m em anexo o/s comprovante/s”; “Segue/m em anexo a/s fatura/s”.

Quando adjetivo, anexo varia de acordo com o substantivo que modifica: “Segue/m anexo/s o/s comprovante/s”; “Segue/m anexa/s a/s fatura/s”.

Enviar ao amigo Quem participou
Paginas(s): «1617181920