Brasilia - a capital de todos os brasileiros

Brasília - Um sonho desde o século XIX



Crédito: CEFET – CAMPOS

Luiz Cruls, engenheiro belga que chefiou a Missão Cruls.
Crédito: Arquivo Público do Distrito Federal

A equipe da Missão Cruls posa para fotografia sob a sombra de uma jabuticabeira na cidade de Pirenópolis.

Missão Cruls e a idéia de uma nova capital para o Brasil

Em 1763, ainda no Período Colonial, o Brasil passou a ter uma nova capital: a cidade do Rio de Janeiro (anteriormente, era Salvador). Entretanto, naquele mesmo século, circulava a idéia de levar a capital para o interior da colônia, retirando o centro do poder da região litorânea. Entre as cidades cogitadas para se tornar a nova capital, estavam as mineiras São João Del Rey e Paracatu e a goiana Formosa.

Já na fase imperial da história brasileira, o próprio Patriarca da Independência, José Bonifácio, defendia a transferência da capital para a mineira Paracatu. Mas a mudança começou a sair do papel em 1891, quando essa alteração foi colocada na própria Constituição brasileira, que determinava a reserva de uma área de 14.400 quilômetros quadrados para abrigar a nova capital. Estava dado o pontapé inicial para a construção de Brasília.

Em 1892, o presidente Floriano Peixoto formou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, que ficou conhecida como Missão Cruls e demarcou a localização atual de Brasília.

A partida da Missão Cruls

Em junho de 1892, a missão partiu do Rio de Janeiro com a finalidade de demarcar a área do futuro Distrito Federal. Durante sete meses, 22 pessoas percorreram 14 mil quilômetros, realizando demarcações de área e registrando dados sobre a fauna, a flora e os hábitos dos moradores do sertão brasileiro.

A liderança da expedição coube ao engenheiro belga e estudioso de Geografia e Astronomia Louis Ferdinand Cruls, que chegou ao Brasil em 1874, seduzido pelas informações que obtivera de estudantes brasileiros na Bélgica.

Apesar de essa missão ter demarcado o quadrilátero onde seria a futura capital brasileira, demorou décadas até que a construção desta fosse concretizada, pois foi somente no governo de Juscelino Kubitschek que houve determinação política e vontade suficiente para que a capital deixasse o Rio de Janeiro e fosse transferida para Brasília.

Conheça alguns lugares por onde a missão Cruls passou


Créditos: Arquivo Público do Distrito Federal