Brasilia - a capital de todos os brasileiros

21 de Abril - A inauguração


Crédito: Fundação Getúlio Vargas – CPDOC

Folheto datado de 1958, em que se encontrava toda a programação da inauguração do Palácio da Alvorada, entre outras obras.
Crédito: Arquivo Histórico do Museu da República

Livro publicado na véspera da inauguração de Brasília onde era possível encontrar todas as atividades que seriam realizadas na cidade: paradas militares, desfiles dos operários, corrida de automóveis, hasteamento de bandeira, missa campal e a instalação dos três poderes da república na nova capital (Executivo, Legislativo e Judiciário).
A inauguração de Brasília foi, sem dúvida, um dos momentos que marcou o ano de 1960 no Brasil. Milhares de pessoas se dirigiram ao Planalto Central para participar das festividades em comemoração à mudança da capital federal. Apesar das dificuldades e do endividamento que acabou por causar aos cofres públicos, o sonho do presidente Juscelino estava realizado, e chegava a hora de transferir os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e alguns dos principais órgãos públicos brasileiros para a nova cidade. Mas é importante destacar que alguns órgãos, como a Petrobrás, a Eletrobrás, entre outras, continuaram a ter suas sedes administrativas na antiga capital, o Rio de Janeiro.