Brasilia - a capital de todos os brasileiros

Brasília, centro do poder
A ditadura


Créditos: Arquivo Nacional

O presidente Ernesto Geisel na parada militar de 7 de Setembro, em Brasília.

Durante seus quatro primeiros anos de existência, Brasília conheceu três presidentes que governaram sob o regime democrático: Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart. Mas, em 1964, os militares tomaram o poder, e Brasília acabou também por se transformar na capital da ditadura militar.

Ao longo dos 21 anos do regime militar, a cidade, que foi pensada para a modernidade e o progresso, assistiu ao endurecimento desse tipo de governo, às decisões autoritárias dos militares, à cassação de diversos políticos e pessoas contrárias ao regime e, sobretudo, ao fechamento do Congresso Nacional, em 13 de dezembro de 1968, que só foi reaberto em 15 de outubro de 1969.

Crédito: Fundação Getúlio Vargas – CPDOC

Folheto datado de 1958, em que se encontrava toda a programação da inauguração do Palácio da Alvorada, entre outras obras.
Crédito: Arquivo Histórico do Museu da República

Livro publicado na véspera da inauguração de Brasília onde era possível encontrar todas as atividades que seriam realizadas na cidade: paradas militares, desfiles dos operários, corrida de automóveis, hasteamento de bandeira, missa campal e a instalação dos três poderes da república na nova capital (Executivo, Legislativo e Judiciário).