Brasilia - a capital de todos os brasileiros
 

Torre de TV

Projetada por Lúcio Costa, a Torre da TV é um dos poucos edifícios importantes de Brasília que não são uma criação de Oscar Niemeyer. A obra iniciou-se em 1965, porém sua inauguração oficial só foi realizada em março de 1967.

Construída para melhorar a qualidade de transmissão de sinais de rádio e de televisão, a torre, toda em aço, pesa 370 toneladas e tem 224 metros de altura. É a 13.ª maior torre do mundo e a 4.ª maior da América Latina. Ao sul, localiza-se a Esplanada, à esquerda, a Asa Norte e, à direita, a Asa Sul.

Numa plataforma de setenta e cinco metros, encontra-se o mirante, de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade e uma visão de 360º do Plano Piloto, com destaque para a Esplanada dos Ministérios, para o Eixo Monumental e para a Plataforma Rodoviária. Ele funciona desde abril de 1965, quando a torre só tinha 140 metros de altura, e está

aberto diariamente para visitação, com exceção de segundas-feiras. Tem capacidade para 150 pessoas e está assentado numa base em forma de pirâmide deitada que representa o triângulo das comunicações e o Tríplice Poder

Mas essa particularidade passa despercebida aos olhos dos visitantes, seduzidos pela famosa feira de artesanato de Brasília, organizada todos os fins de semana.

 

São em torno de 500 barracas de artesanato, com destaque para o artesanato indígena. Para garantir a animação, há rodas de capoeira no local.

Outra opção de cultura e divertimento é o Museu das Gemas, antigo restaurante da Torre de TV, a 25 metros do solo. Seu acervo abriga 3 mil pedras brutas e lapidadas. É uma vitrine de diamantes, esmeraldas, rubis, dentre outras pedras preciosas e semipreciosas. Conta ainda com um laboratório, um centro de informações e uma feira permanente de gemas, jóias e bijuterias.

Próximo à torre, há outras atrações interessantes. Uma delas é a Fonte Luminosa, um dos cartões-postais da cidade. Desativada por 5 anos, voltou a funcionar em 2003, depois de investimentos para recuperar os projetores e a casa de máquinas. Outra opção é o vôo de helicóptero, que fica junto à torre. É mais uma forma de se obter uma vista panorâmica do Plano Piloto.

A Torre da TV atrai mais de 40 mil visitantes todos os meses. E não é para menos, pois, além de oferecer uma visão

privilegiada de Brasília, garante muita diversão, cultura e arte.

Participaram da reportagem os seguintes alunos do Centro Educacional Sigma:

8ª D — Barbara Bosque, Aline Pessoa, Nasser Boan, Andressa Scheidemantel e Bruna Fonseca
8ª E — Amanda Ferreira Marques,Flávia Groba Bandeira,Hannah Souza de Meneses,Mariana de Araújo Castellano e Mariana França Dib Ferreira Gomes
8ª I — Clara Cabral Ribeiro, Cecília Silva Cavadas, Jéssyca do Nascimento Zorzin, Marilya de Sá Lima Gomes e Luciana Alves de Lima
8J - Vítor e Jõao Lucas

 




  Voltar ao mapa
  (1) A Igrejinha - Igreja   Nossa Senhora de   Fátima
(2) Aeroporto

(3) Catedral

(4) Embaixadas
(5) Escultura Meteoro
(6) Esplanada dos   Ministérios
(7) Lago Paranoá

(8) Lago Sul

(9) Palácio da Alvorada
(10) Parque da cidade -   Sarah Kubitschek
(11) Ponte Juscelino   Kubitschek
(12) Praça dos Três Poderes
(13) Superquadras
(14) Torre de TV