Busca
mais opções
Índice

Últimos acessos
Escola bilingüe

A principal característica das escolas bilíngues é que, nelas, utiliza-se uma língua estrangeira nas rotinas escolares. Não se trata de dar muitas aulas de um idioma estrangeiro, mas de ensinar as diferentes disciplinas nesse idioma.

De certa forma, a aprendizagem da língua local se dá em casa e em outros contextos sociais, enquanto a escola se encarrega primordialmente de ensinar a segunda língua. Esse método garante resultados excelentes e o domínio dos dois idiomas.

Durante algum tempo, existiu a preocupação de que o ensino de uma segunda língua interferisse no aprendizado da língua-mãe. Mas hoje se sabe com certeza que isso não acontece. Antes dos 11 anos de idade, as crianças aprendem sem dificuldade mais de um idioma. Além disso, constatou-se que aquelas que sabem mais de uma língua têm uma facilidade muito maior para, mais tarde, aprender outras.

Em algumas regiões em que os habitantes utilizam dois idiomas, ambos são ensinados na escola. É o que acontece, por exemplo, em cidades da Catalunha, como Barcelona, em que as crianças aprendem a falar espanhol e catalão.

No Brasil, na maior parte dos casos, as escolas bilíngues são estrangeiras e frequentadas por filhos de pessoas que vêm de fora (por exemplo: filhos diplomatas) e também por alunos de famílias que dão grande importância à aprendizagem de outra língua (geralmente, o inglês).

Muitas vezes, elas chegam até a seguir o calendário escolar e a divisão em séries do país de origem, o que acaba dificultando a passagem para uma escola convencional.

A ideia de que o melhor modo de ensinar uma língua é adotando-a em tempo integral poderá ser aproveitada por muitas escolas não bilíngues. Aparentemente, 2 horas de aula em outra língua por dia, 5 vezes por semana, já são suficientes para que crianças de 4 a 10 anos a aprendam. Isso nos leva a prever que, especialmente em escolas de período integral, o ensino de um idioma estrangeiro passe a ser cada vez mais oferecido.



Ir para:


Este é um verbete esboço. Pode ser alterado por qualquer usuário.
Última alteração em 27/02/2007 15:48:54 por Luca Rischbieter (editor)