Busca
mais opções
Índice

Últimos acessos
Parâmetros curriculares nacionais

Elaborados coletivamente por um grande número de pedagogos e publicados no final do século XX pelo MEC, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) servem como referência para o trabalho das escolas de ensino fundamental da rede pública brasileira. Mesmo não tendo um caráter obrigatório, eles vêm sendo adotados também na rede privada de ensino.

Os PCN (integralmente disponíveis em nosso site) são um conjunto de volumes que oferecem orientações para o trabalho com as áreas de ensino tradicionais (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia e História) e também com áreas como Arte, Educação Física e Língua Estrangeira (esta de 5ª a 8ª).

Outro conjunto de volumes aborda os Temas Transversais (Ética, Meio Ambiente e Saúde, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual), ou seja, assuntos e conteúdos que podem ser abordados em todas as áreas.

Basicamente, os documentos refletem um desejo de dar às crianças um papel mais ativo no cotidiano escolar. Fala-se muito em contextualizar o ensino através de uso de jornais e revistas e autoria de textos no ensino de língua portuguesa; trabalho com situações do dia a dia, como compra e venda, em matemática; estudo do próprio meio e seus problemas e de assuntos em destaque nos meios de comunicação em geografia e história, e assim por diante.

A ênfase aos estudos interdisciplinares dada pelos PCN constitui uma novidade em relação aos currículos anteriores e pretende trazer a discussão de grandes problemas de nossa sociedade para as rotinas escolares. Além disso, os documentos refletem um desejo de fazer chegar à escola pública um conjunto de inovações didáticas que permitam melhorar a qualidade de nosso ensino.

Mas é preciso verificar em que medida os PCN são capazes de modificar as práticas de nossas escolas, e não somente o discurso dos educadores. Para isso, deverão ser acompanhados de investimentos em qualificação de professores, pois sabemos que o peso da inércia e da tradição nas escolas é grande, dificultando as mudanças.

De qualquer forma, escolas que fazem referências explícitas aos PCN terão mais chances de fazer mudanças no sentido de tornar a educação mais interdisciplinar e adaptada às experiências dos alunos.



Ir para:


Este é um verbete esboço. Pode ser alterado por qualquer usuário.
Última alteração em 27/02/2007 16:16:44 por Luca Rischbieter (editor)