Atualidades > Notícias Educacionais > Notícias do Dia
19/07/2012 - Mercadante critica pichação no MEC

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) criticou ontem (17) a manifestação feita em frente à pasta, na manhã de hoje --a fachada do prédio foi pichada e alvejada com balões de tinta.

Vinculados ao MEC, professores de universidades e institutos federais receberam uma proposta de reajuste do governo, mas criticaram a oferta --a categoria afirma que, na grande maioria dos casos, ela apenas repõe as perdas salariais provocadas pela inflação.

"Não acredito que tenha sido um movimento dos docentes. (...) Esse tipo de vandalismo em nada contribui, em nada resolve", afirmou o ministro em coletiva de imprensa.

Institutos federais

Mercadante se reuniu ontem com reitores dos institutos federais de educação tecnológica para reforçar a defesa da ,proposta do governo --o mesmo foi feito terça,  em encontro com reitores das universidades federais.

Ficou acordado que em até 180 dias o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) irá apresentar sua sugestão para alguns pontos da oferta do governo e outros problemas da categoria - como os critérios de certificação de conhecimento tecnológico, incentivos para a interiorização dos institutos e a regulamentação de determinados níveis da carreira.

Universidades

Na tarde de terça, em reunião com a Andifes (associação de reitores), o MEC definiu o mesmo prazo de três meses para a discussão de pontos da proposta levantados pelos docentes --como os critérios de avaliação de desempenho.

Até o momento, algumas universidades federais já confirmaram ser contra a oferta do governo, confirmando a manutenção da greve. Além da Unifesp, professores da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), UFPI (Universidade Federal do Piauí) e UFG (Universidade Federal de Goiás) decidiram manter a paralisação.

Clique aqui e acesse a publicação original da notícia

Fonte: Folha de S. Paulo
 

Ano: 
Mês: 

Período:
(dd/mm/aaaa)
De:
Até:

Palavra-Chave: