Atividades propostas pelo Jardim Ambiental

 

Público-alvo – Alunos da Educação Infantil à 8ª série do Positivo Júnior e Jardim Ambiental e assistentes das Instituições: Creche Savana (65 crianças) e Creche Jesus Criança (60 crianças)

Tema – PARABÉNS, CURITIBA! REFLETINDO SOBRE NOSSA CIDADE, CUIDANDO DA NOSSA GENTE!

Data:21/03 a 30/03/2001

REFLETINDO SOBRE NOSSA CIDADE:

EDUCAÇÃO INFANTIL:

            Os alunos confeccionarão um grande bolo simbólico. O contorno do bolo será decorado por bonecos de mãos dadas, expressando assim, o amor dos cidadãos curitibanos pela cidade.

            No dia 29/03, os alunos farão a sua homenagem a Curitiba nas entradas dos recreios (manhã e tarde).

1ª SÉRIE:

            Os alunos farão entrevistas com os familiares e discutirão, nas salas de aula, ações que permitam a melhoria da nossa cidade, nos aspectos físico e social. Com base nesses levantamentos e reflexões, farão um mural para exposição no hall de entrada do Colégio, no período de 26/03 a 30/03.

2ª SÉRIE:

            Em pesquisa, junto à Biblioteca e Portal Educacional, os alunos investigarão sobre os principais pontos turísticos da cidade. Com base nesses levantamentos, farão um mural para exposição no hall de entrada do Colégio, no período de 26/03 a 30/03.

3ª SÉRIE:

            Em pesquisa, junto à Biblioteca e Portal Educacional, os alunos investigarão sobre Curitiba antes e Curitiba hoje. Com base nesses levantamentos, discutirão sobre o que se espera de Curitiba amanhã. Em seguida, farão um mural, envolvendo esses três tempos, para exposição no hall de entrada do Colégio, no período de 26/03 a 30/03.

4ª SÉRIE:

            Em pesquisa, junto à Biblioteca, Portal Educacional e Internet, os alunos investigarão sobre os serviços que Curitiba presta à sua comunidade.

Com base nesses levantamentos, farão um mural, servindo de instrumento de acesso a informações de caráter público, para o fortalecimento do exercício da cidadania. O mural ficará exposto no hall de entrada do Colégio, no período de 26/03 a 30/03.

CUIDANDO DA NOSSA GENTE:

No dia 28/03, 4ª feira, os alunos do período da manhã receberão, em nosso Colégio, a visita das crianças da Creche Savana, e os alunos da tarde receberão a visita das crianças da Creche Jesus Criança.

Programação:

Período da manhã -

8h30min às 9h - Os alunos das creches serão acolhidos pelos alunos da 1M1 e 2M1, que estarão esperando pelas crianças, no estacionamento dos ônibus, com placas de boas-vindas e uma salva de palmas. Em seguida, haverá a Hora do Conto organizada pelas professoras da 1M1, 2M1 e professora auxiliar.
9h às 9h30min - Os alunos da turma 3M1 farão atividades esportivas e/ou artísticas com as crianças, no gramadão, atrás do ginásio.
9h30min às 10h - Os alunos das turmas de 4ª série (4M1 e 4M2) receberão as crianças carentes, no bosque, com um lanche comunitário, organizado previamente por esses educandos e professoras.
10h às 10h20min - Os alunos das turmas de 5ª série brincarão durante todo o recreio com as crianças. As atividades serão previamente preparadas.
10h20min às 10h40min - Todos os alunos, de 1ª a 8ª série, e as crianças carentes participarão, na entrada do recreio, de uma rápida, porém, significativa solenidade. Contando com a presença da sra. Fanny ou Marina, um aluno de cada série (Educação Infantil a 4ª série) falará sobre a essência do que expressam os murais sobre Curitiba. Teremos a palavra da Direção, que, logo em seguida, chamará os alunos representantes da Creche Savana e do Colégio Positivo Jardim Ambiental para entregarem os documentos (contendo um texto com sugestões e propostas para a melhoria da nossa cidade e as assinaturas de todos que participaram da sua elaboração) à personalidade convidada. Haverá, então, a palavra da sra. Fanny ou Marina e o momento cívico.
As Supervisões acompanharão as crianças da Creche Savana até os ônibus.

Observação referente ao dia 28/03:

Conforme contato do Positivo com a sra. Marina Taniguchi, informamos que ela terá o maior prazer em vir ao nosso colégio, porém, a sua visita ficará para o mês de abril, devido aos compromissos agendados para esta semana, comemoração do aniversário de Curitiba.
Tão logo tenhamos a confirmação da data de sua presença, divulgaremos aos senhores pais e alunos.

As demais ações registradas no projeto acontecerão conforme o previsto.

Período da tarde

14h às 14h30min - Os visitantes serão acolhidos pelos alunos das turmas de 2ª série que estarão esperando pelas crianças, no estacionamento dos ônibus, com placas de boas-vindas e uma salva de palmas. Em seguida, todos participarão de atividades recreativas, previamente preparadas pelas docentes da série.
14h30min às 15h - Hora do conto organizada pelas professoras da Educação Infantil e 1ªs séries e brincadeiras de roda com os alunos das referidas séries.
15h às 15h30min - Os alunos das turmas 3T1, 3T2 e 3T3 farão atividades esportivas e/ou artísticas com as crianças, no gramadão, atrás do ginásio.
15h30min às 16h - Serão recebidos pelos alunos das turmas de 4ª série, no bosque, com um lanche comunitário, organizado previamente por esses educandos e professoras.
16h às 16h20min - Os alunos das turmas de 5ª série brincarão, durante todo o recreio, com as crianças. As atividades serão previamente preparadas.
16h20min às 16h40min - Todos os alunos, de 1ª a 6ª série, e as crianças carentes participarão, na entrada do recreio, de uma rápida, porém, significativa solenidade. Contando com a presença da sra. Fanny ou Marina, um aluno de cada série (Educação Infantil a 4ª série) falará sobre a essência do que expressam os murais sobre Curitiba. Teremos a palavra da Direção, que, logo em seguida, chamará os alunos representantes da Creche Jesus Criança e do Colégio Positivo Jardim Ambiental para entregarem os documentos (contendo um texto com sugestões e propostas para a melhoria da nossa cidade e as assinaturas de todos que participaram da sua elaboração) à personalidade convidada. Haverá, então, a palavra da sra. Fanny ou Marina e o momento cívico.
As Supervisões acompanharão as crianças da Creche Jesus Criança até os ônibus.

Observação referente ao dia 28/03:

Conforme contato do Positivo com a sra. Marina Taniguchi, informamos que ela terá o maior prazer em vir ao nosso colégio, porém, a sua visita ficará para o mês de abril, devido aos compromissos agendados para esta semana, comemoração do aniversário de Curitiba.
Tão logo tenhamos a confirmação da data de sua presença, divulgaremos aos senhores pais e alunos.

As demais ações registradas no projeto acontecerão conforme o previsto.

Em 29/03, dia do Aniversário de Curitiba, todas as turmas visitarão os murais com suas professoras.

Na entrada do recreio da manhã, os alunos da 1M1 entrarão no pátio carregando o bolo ao som da música "Curitiba é bonita demais", de Paulo Hilário. Após a reflexão de um(a) professor(a) de 5ª a 8ª série, haverá o Momento Cívico.

Na entrada do recreio da tarde, os alunos da Educação infantil entrarão no pátio carregando o bolo e todos cantarão parabéns à cidade de Curitiba. Após a reflexão de um(a) professor(a) de 5ª a 8ª série, todos os alunos cantarão o Hino nacional e encerraremos o momento com a música "Curitiba é bonita demais", de Paulo Hilário.

Observação: Até o dia 28/03, cada série se responsabilizará pela produção de um pequeno texto, em linguagem dos alunos, com sugestões e propostas para a melhoria da cidade. Em seguida ao texto de cada série (Educação Infantil a 8ª série), virão as assinaturas de todos os alunos que delas fazem parte.

QUE TODAS AS AÇÕES PRATICADAS NESSE PERÍODO SEJAM MARCOS DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE!

Supervisão da Educação Infantil à 4ª série e supervisão de 5ª a 8ª séries

 

Conheça as atividades propostas pelo Positivo Júnior