COLÉGIO MADRE TERESA MICHEL

PROJETO DE TRABALHO
DA 5ª SÉRIE

02) SUB-TEMA: MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO.

03) PROJETO: EMBALAGENS X LIXO X RECICLAGEM: UMA CONVIVÊNCIA POSSÍVEL.

5ª série

6ª série

7ª série

8ªsérie

1ª série do
Ensino Médio

2ª série do
Ensino Médio

04) OBJETIVOS:

- No contexto atual, é inegável a necessidade de se pensar nas embalagens dos alimentos sob diferentes olhares: a adequação da embalagem ao tipo de produto, garantindo-lhe maior conservação e, consequentemente, evitando o desperdício e a poluição; a praticidade das embalagens para transportes ou acondicionamento em armários, geladeira e, principalmente, o uso de embalagens recicláveis que não comprometam a sobrevivência do planeta. Assim, explorar o uso de embalagens em sala de aula irá possibilitar o trabalho com temas transversais como saúde e meio ambiente.

- Um dos grandes desafios para aqueles que convivem em cidades, sejam elas grandes centros urbanos ou cidades de menor porte, é saber como garantir a qualidade de vida de seus moradores. O gerenciamento integrado do lixo é dever do Estado e direito do cidadão que deve participar deste processo ativamente, modificando inclusive seus hábitos com relação à produção e ao destino dado ao lixo em sua casa, locais de trabalho e de lazer.

05) ÁREAS ENVOLVIDAS:
Matemática, Português, Inglês, Geografia, História, Filosofia, Religião e Ciências.

06) PAPEL DO PROFESSOR:
Combinar previamente com os alunos os materiais necessários ao desenvolvimento das atividades; orientar as atividades propostas. Ao longo do trabalho, o professor irá acompanhando os diferentes grupos, sugerindo-lhes novos materiais, orientando-os, ajudando-os.

07) PAPEL DO ALUNO:
Estar motivado para o trabalho a ser realizado, participando de todas as tarefas.

08) MATERIAIS:
Embalagens variadas de produtos alimentícios, que poderão ser trazidos pelos próprios alunos.

09) TRABALHOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS COM AS ÁREAS ENVOLVIDAS.

MATEMÁTICA: A utilização das embalagens no estudo da geometria e verificação das unidades de medidas que aparecem nas embalagens: L, Ml, Kg,etc...
PORTUGUÊS: Propagandas; peças teatrais; utilização de rótulos; produção de textos.

CIÊNCIAS: Explorar o tempo de validade, data de fabricação, analisar as composições químicas dos produtos e relacioná-las com a alimentação saudável; cuidados que se deve ter com a alimentação que são industrializados; tipos de doenças; horta, etc.

HISTÓRIA: Explorar os direitos do consumidor; conhecer os direitos que o consumidor tem e como agir diante da quebra desses direitos ( órgãos responsáveis, número de telefone para reclamações etc...)

GEOGRAFIA: Relacionar as informações que aparecem nas embalagens, descrevendo para que servem; mapas das áreas consideradas poluídas; relacionar o aumento da produção de alimentos prontos e as condições de trabalho, principalmente da mulher, o que passa a exigir maior rapidez no preparo da alimentação diária.

ESPANHOL E INGLÊS: Explorar a origem do produto ( se é de origem nacional: de que estado brasileiro é proveniente, se é importado: país de origem).

FILOSOFIA E RELIGIÃO: A influência que a aparência das embalagens causam no consumidor; consumismo exagerado.

10) ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS:

- Confecção de cestas de páscoa com material reciclável. Depois estas cestas serão doadas a uma instituição de caridade - Campanha do voluntário. Estas cestas serão confeccionadas no Colégio pelos alunos no mês de abril.

- Palestra com uma nutricionista.

- Viagem a Porto Alegre: dia 27/04/2001.

- Viagem de estudos a Orleans e Urussanga.

- Viagem de estudos ao horto floresta.

11) APRESENTAÇÃO DO PROJETO:

No final do projeto os alunos apresentarão uma mini-feira com objetos feitos de material recicável; danças com roupas de material reciclável e elaboração de um painel sobre a importância de uma alimentação saudável e também uma feira de alimentos.

" A SOBREVIVÊNCIA DO SER HUMANO NO PLANETA DEPENDE TAMBÉM DE PEQUENAS AÇÕES."