Objetivo Geral

 

  1. Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança com suas capacidades e percepções de suas limitações.
  2. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
  3. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
  4. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
  5. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  6. Expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  7. Utilizar diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação.
  8. Conhecer manifestações culturais.
  9. Resgatar fatos marcantes da origem, história e formação cultural do País.
  10. Desenvolver a criatividade e o nível cultural, promovendo o desenvolvimento das habilidades básicas e o exercício da cidadania.
  11. Desenvolver a capacidade de valorização da influência cultural dos indígenas, dos africanos e portugueses na história brasileira.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos foram desdobrados por área de conhecimento e de acordo com os temas transversais.

Eixo – Área do Conhecimento

1. Comunicação e Expressão

1.1 Linguagem oral es escrita

  • Ampliar as possibilidades e capacidades de utilização da língua ( oral e escrita) como instrumento de expressão e comunicação, de participação ativa e de acesso aos bens da cultura.
  • 2.1.Linguagem musical

    • Reproduzir sons através do corpo, de materiais variados e pelos instrumentos.
    • Reconhecer os sons utilizados pelos ;índios e seus instrumentos.

    2.2.Linguagem plástica

    • Reproduzir trabalhos de arte relacionados com os índios, portugueses e africanos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção.

    1.4. Linguagem corporal ( movimento)

    Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação, enfatizando as crenças do povo brasileiro.


    Voltar

    Avançar