O PROJETO RÁDIO-ESCOLA EM VARGEM GRANDE PAULISTA, SP
Desde o ano 2000, por iniciativa da então Secretária
de Educação, Neide Cândido Braz, o Projeto Rádio-Escola
vem se consolidando no Município de Vargem Grande Paulista.
Com a implantação de estúdios radiofônicos
e investimento na formação de Educomunicadores, nosso
projeto vem contribuindo para que o rádio seja considerado
como um instrumento capaz de colaborar para a transformação
da escola num lugar onde conhecimento resulta de partilha , solidariedade
decorre da valorização de diversos saberes, alegria
e fortalecimento da auto-estima advém da oportunidade de
demonstrar habilidades e competências pessoais.
Ao longo de 2000, foram produzidos e gravados em média um
programa semanal, contando com as participações de
alunos, professores e até funcionários e pais. Utilizando-se
dos equipamentos radiofônicos instalados em cada unidade escolar,
manifestaram-se sobre os mais variados temas: comemoram datas especiais
como dia dos pais, folclore e 7 de setembro; divulgaram dados biográficos
sobre patronos das escolas; prestaram conta de projetos pedagógicos,
reivindicaram maior participação de pais, teceram
comentários sobre a vida escolar, cantaram muito... Demonstraram
alegria e prazer...
A par da seriedade e variedade dos assuntos, puderam todos exercitar
a comunicação. Seguramente, já superaram bastante
o natural nervosismo do começo da experiência. Estão
conseguindo maior clareza na exposição das idéias
e rapidez na elaboração da fala improvisada, que foge
do roteiro pré estabelecido...
Muitas são as crianças que se tornaram excelentes
na operação dos equipamentos, graças as aulas
que receberam, semanalmente, fora do horário, ministradas
por um técnico de som especialmente contratado pelas associações
de pais e mestres. Os mini operadores, ansiosos, vibram com a chegada
da tão aguardada hora de poder "mexer nos botões"
e assumir a responsabilidade da qualidade do som e o comando das
gravações...
Os estúdios se tornaram um lugar muito especial, motivo
de orgulho para todos. Para os alunos, em especial, tornou-se um
objeto do desejo... São inúmeras as visitas que a
ele fazem, diariamente, nem que seja pela janela, nos rápidos
momentos de intervalo... Nessas horas, seus olhos brilham e estampam
a curiosidade - requisito básico para a aquisição
de conhecimento...
Merece especial atenção o grupo de repórteres
mirins. Representantes de cada escola se ocuparam em buscar e produzir
notícias sobre seus bairros e acontecimentos importantes
da cidade: entrevistaram esportistas, autoridades e visitantes durante
os jogos olímpicos do município, bem como vizinhos
próximos da escola sobre o processo eleitoral do ano 2000.
Ações como essas - fundamentais para o projeto -
ampliam o sentido das relações ensino-aprendizagem.
Evidenciam que o ato de aprender não se dá apenas
nos limites da escola. Deixam claro que "a vida acontece lá
fora", como diz Freinet, e que cabe à escola, isto sim,
registrá-la de modo significativo e prazeroso.
Não bastassem esses resultados internos, por si só
extremamente valiosos para a construção de escolas
comprometidas e responsáveis, os programas produzidos e apresentados
pelos envolvidos no Projeto foram veiculados pela Rádio Comunitária
"8 de dezembro", realizando, dessa forma, um de seus principais
objetivos: a inserção do que sentem e pensam, em especial
os mais jovens, nos veículos de comunicação
social, geralmente ocupados pelos adultos. Vale dizer: estabelecemos,
assim, uma parceria valiosa, transformando o espaço de comunicação
social em espaço educativo e o espaço educativo em
espaço de comunicação.
Neste ano de 2001, com o total apoio da atual Secretária
de Educação, Dirmeliza Mazzetti, o projeto continua
ainda mais ousado. Várias escolas estão contando com
a participação efetiva da comunidade, e o estúdio
de rádio serve também para que profissionais dos postos
de saúde gravem aí suas mensagens (o Plantão
Saúde Local). Entidades como Sociedades Amigos de Bairro
foram convidadas e têm, a partir de agora, de dentro da escola,
a possibilidade de tornar ainda mais próximos os cidadãos
que moram no seu entorno.
Em suma, esses dados evidenciam que o Projeto Rádio-Escola,
em Vargem Grande Paulista, vem se consolidando como uma prática
que, efetivamente, fortalece a expressão criativa e peculiar
de cada comunidade, que tem uma história, uma cultura para
ser conhecida, pesquisada e veiculada, via rádio, para seus
habitantes...
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