O PROJETO RÁDIO-ESCOLA EM VARGEM GRANDE PAULISTA, SP

Desde o ano 2000, por iniciativa da então Secretária de Educação, Neide Cândido Braz, o Projeto Rádio-Escola vem se consolidando no Município de Vargem Grande Paulista. Com a implantação de estúdios radiofônicos e investimento na formação de Educomunicadores, nosso projeto vem contribuindo para que o rádio seja considerado como um instrumento capaz de colaborar para a transformação da escola num lugar onde conhecimento resulta de partilha , solidariedade decorre da valorização de diversos saberes, alegria e fortalecimento da auto-estima advém da oportunidade de demonstrar habilidades e competências pessoais.

Ao longo de 2000, foram produzidos e gravados em média um programa semanal, contando com as participações de alunos, professores e até funcionários e pais. Utilizando-se dos equipamentos radiofônicos instalados em cada unidade escolar, manifestaram-se sobre os mais variados temas: comemoram datas especiais como dia dos pais, folclore e 7 de setembro; divulgaram dados biográficos sobre patronos das escolas; prestaram conta de projetos pedagógicos, reivindicaram maior participação de pais, teceram comentários sobre a vida escolar, cantaram muito... Demonstraram alegria e prazer...

A par da seriedade e variedade dos assuntos, puderam todos exercitar a comunicação. Seguramente, já superaram bastante o natural nervosismo do começo da experiência. Estão conseguindo maior clareza na exposição das idéias e rapidez na elaboração da fala improvisada, que foge do roteiro pré estabelecido...

Muitas são as crianças que se tornaram excelentes na operação dos equipamentos, graças as aulas que receberam, semanalmente, fora do horário, ministradas por um técnico de som especialmente contratado pelas associações de pais e mestres. Os mini operadores, ansiosos, vibram com a chegada da tão aguardada hora de poder "mexer nos botões" e assumir a responsabilidade da qualidade do som e o comando das gravações...

Os estúdios se tornaram um lugar muito especial, motivo de orgulho para todos. Para os alunos, em especial, tornou-se um objeto do desejo... São inúmeras as visitas que a ele fazem, diariamente, nem que seja pela janela, nos rápidos momentos de intervalo... Nessas horas, seus olhos brilham e estampam a curiosidade - requisito básico para a aquisição de conhecimento...

Merece especial atenção o grupo de repórteres mirins. Representantes de cada escola se ocuparam em buscar e produzir notícias sobre seus bairros e acontecimentos importantes da cidade: entrevistaram esportistas, autoridades e visitantes durante os jogos olímpicos do município, bem como vizinhos próximos da escola sobre o processo eleitoral do ano 2000.

Ações como essas - fundamentais para o projeto - ampliam o sentido das relações ensino-aprendizagem. Evidenciam que o ato de aprender não se dá apenas nos limites da escola. Deixam claro que "a vida acontece lá fora", como diz Freinet, e que cabe à escola, isto sim, registrá-la de modo significativo e prazeroso.

Não bastassem esses resultados internos, por si só extremamente valiosos para a construção de escolas comprometidas e responsáveis, os programas produzidos e apresentados pelos envolvidos no Projeto foram veiculados pela Rádio Comunitária "8 de dezembro", realizando, dessa forma, um de seus principais objetivos: a inserção do que sentem e pensam, em especial os mais jovens, nos veículos de comunicação social, geralmente ocupados pelos adultos. Vale dizer: estabelecemos, assim, uma parceria valiosa, transformando o espaço de comunicação social em espaço educativo e o espaço educativo em espaço de comunicação.

Neste ano de 2001, com o total apoio da atual Secretária de Educação, Dirmeliza Mazzetti, o projeto continua ainda mais ousado. Várias escolas estão contando com a participação efetiva da comunidade, e o estúdio de rádio serve também para que profissionais dos postos de saúde gravem aí suas mensagens (o Plantão Saúde Local). Entidades como Sociedades Amigos de Bairro foram convidadas e têm, a partir de agora, de dentro da escola, a possibilidade de tornar ainda mais próximos os cidadãos que moram no seu entorno.

Em suma, esses dados evidenciam que o Projeto Rádio-Escola, em Vargem Grande Paulista, vem se consolidando como uma prática que, efetivamente, fortalece a expressão criativa e peculiar de cada comunidade, que tem uma história, uma cultura para ser conhecida, pesquisada e veiculada, via rádio, para seus habitantes...

Justificativa
Objetivos
Procedimentos
Etapas
O Projeto Rádio-Escola em Sorocaba, SP