Colégio Lantagi.

Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Professora: Kelaine.

Pequeno Projeto Pedagógico

1-Tema Gerador: Meios de Comunicação.

2-Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar. Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer com o meio que nos rodeia, alguns sinais, que depois vão se tornando mais elaborados. Sendo o homem o responsável, pois além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita. Foi através do tempo criando objetos que ajuda no dia a dia. Pois com pouco tempo passamos informações para qualquer parte do mundo sem precisarmos nos deslocar. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, tv, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros).

O homem esta permanentemente em constante relacionamento com outros seres humanos. Desta maneira a comunicação é uma necessidade básica para que se consiga entender e ser entendido no mundo. Sendo assim, vamos perceber que em todos os lugares tem meios de comunicação. E conheceremos.

Para quê e como utilizamos os meios de comunicação.

3-Objeto significativo.

  • Visitar as rádios da cidade AM e FM. Pois e através delas que chegam as músicas e informações no rádio em casa.
  • Visita para conhecer o correio.Vamos colocar uma cartinha para família.
  • Exposição de meios de comunicação feitos de sucata.

4- Conteúdos.

Português - Escrever para a família, através da escrita (rabisco) ou desenhos, uma cartinha para ser levada ao correio.
Matemática - atividade de contagem.
Conhecer o número do próprio telefone.
Noção de tempo.Ontem e Hoje
História - conhecendo o pombo correio, e o telégrafo.
Educação Artística - capa da agendinha.

5- Atividades.

  • Pesquisa com a família.
  • Pesquisa na escola com visitas na secretária, para observar como funciona cada meio de comunicação.
  • Construção de painel coletivo com fichas, através das respostas trazidas de casa, utilizando desenhos.
  • Atividades na apostila.
    Pesquisa realizada dentro da escola, com os professores.

6- Avaliação.

Objetivo 1- Através da realização dos exercícios da apostila.
Indicador - Quando o educando estiver realizando os exercícios com autonomia.

Objetivo 2 - Linguagem Oral.
Indicador - Através do aumento de vocabulário, quando estiver realizando as diversas atividades propostas.

Tempo de duração.
2 semanas. 19 a 29 de novembro.

8- A.V.D

  • Saber atender ao telefone.
  • Identificar seu próprio número de telefone.
  • Colar selo em sua própria carta.
  • Aprender a utilizar o cartão telefônico e o orelhão.

Bibliografia

  • Pintando o 7.
  • Revista Pedagógica- AMAE
  • Nova Escola.

Mãos a Obra.

Assessora: Sueli Florentina Alves.