Ficha técnica
Planejamento

Sugestões
     de Atividades


artes

ciências naturais

educação física

geografia

história

língua estrangeira

língua portuguesa

matemática

iguais e diferentes
preconceito e
discriminação
 
Planejamento

Público-alvo: 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Etapa 1- Levantamento dos países onde serão as sedes: Japão e Coréia

  • Pergunte a seus alunos se eles sabem onde vai ser a Copa do Mundo. Permita que eles se expressem livremente.
  • Perguntar de quanto em quanto tempo é realizada a Copa.
  • Dizer que Brasil é o único país que esteve em todas as Copas. ( Contando com a deste ano, são dezessete participações e quatro títulos, em 1958, 1962, 1970 e 1994).
  • Peça-lhes que olhem o globo para localizarem os dois países que serão as sedes e o Brasil.
  • Vamos dividir a sala em dois grupos, pedir para que pesquisem figuras do Japão, Coréia e Brasil.
  • Pesquisar: bandeiras e números de países que irão participar da "Copa".

Etapa 2- Organizar os grupos para que apresentem as figuras ilustrativas em forma de mural.

  • O grupo que pesquisou sobre o Japão, deverá pesquisar costumes, cultura, religião e comidas típicas.
  • O grupo que pesquisou sobre a Coréia, deverá pesquisar costumes, cultura, religião e comidas típicas.
  • Pesquisar clima e localização geográfica dos países Japão e Coréia.
  • Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sede.
  • Criação de um para representar o Brasil.

Etapa 3- Levantamento de trabalho e consumo

  • Pesquisar sobre a venda de televisores no Brasil. ( Em jornais, revistas e no site abaixo)
  • Estádios do futuro.
  • A Copa na Era digital.
  • O negócio do Futebol

Sugestão onde encontrar:
www.educacional.com.br/reportagens/copa/negocio.asp

Etapa 4- Levantamento dos times que estarão na final

  • Pesquisar figuras e reportagens sobre os times que estiverem na final.
  • Bandeiras e sua localização geográfica.

Etapa 5- Encerrando e avaliando o projeto "Copa 2002"

  • Converse com sua turma sobre o projeto.
  • Por que foi importante?
  • O que eles mais gostaram de pesquisar?
  • Em dupla, peça para eles registrarem essa experiência em forma de redação, e diga para que não se esqueçam do Título.