apresentação | matemática | português | informática | ed. física | ed. artística | história e filosofia | ciências
   




PROFESSORES

Margarida Lanna e Alexandre

OBJETIVOS

Desenvolver no aluno a capacidade de observar as formas que o rodeiam e relacioná-las com as figuras geométricas conhecidas.

DESENVOLVIMENTO

Cada turma será dividida em grupos de 5 ou 6 alunos. As fotos poderão ser tiradas em locais diferentes e separados por áreas. Na apresentação do trabalho serão avaliados a criatividade, interpretação das fotos, a nitidez, a apresentação das fotos, e o design do painel.
Cada fotografia deverá vir acompanhada de um texto onde o aluno a relacionará com alguma forma geométrica. Deverá conter também um desenho, feito em computador, da figura geométrica à qual relacionou a fotografia.
As fotografias de cada painel deverão pertencer a somente uma das áreas abaixo. Cada grupo poderá fazer mais de um painel com áreas diferentes.

TÍTULOS

  • A GEOMETRIA NAS ARTES ( pinturas, esculturas, tapeçaria, móveis, etc.)
  • A GEOMETRIA NA ARQUITETURA ( construções antigas e modernas , monumentos históricos, etc.)
  • A GEOMETRIA NOS ESPORTES E JOGOS ( locais e materiais usados na prática de esportes)
  • A GEOMETRIA NA NATUREZA ( grutas, flores, animais, etc. )
  • A GEOMETRIA NAS EMBALAGENS ( alimentícias, de material de limpeza, de presente etc.)
  • A GEOMETRIA NOS INSTRUMENTOS MUSICAIS ( formas dos instrumentos musicais antigos e modernos)
  • A GEOMETRIA NOS OBJETOS ( escolares, eletrodomésticos, etc.)

CONCURSO

Cada aluno poderá inscrever somente uma fotografia para o concurso. Será escolhida a fotografia mais original, criativa , sua interpretação e relação com as formas geométricas conhecidas ( planas ou sólidas).
A premiação será estudada pelos professores e equipe técnica e a escolha da melhor foto será feita pelos professores envolvidos no projeto.