Início:
17/04/2001

O projeto:
Verificar e discutir, através da aplicação de um questionário on-line, as letras de músicas que os alunos de ensino médio escolheram.

Clique aqui e conheça as músicas preferidas dos participantes.

Objetivos:

· Descobrir, por meio da análise das letras de música, as preocupações dos jovens de hoje, seus temas preferidos e o que lhes chama mais a atenção.
· Utilizar as letras de músicas mais votadas para associar com os temas do programa de filosofia, buscando uma relação que permita discutir temas de filosofia através das letras escolhidas

O que fazer?

Pedir aos alunos que pensem em três músicas cujas letras sejam de sua preferência. No questionário on-line, há um campo para que os alunos possam informar o título e justificativa da escolha daquelas letras de músicas . As músicas podem ser nacionais ou internacionais.

O prazo para registrar as músicas já foi encerrado.

O Educacional vai gerar uma tabela que mostrará quais as músicas mais votadas e o por quê.

Com esses dados, o professor relacionará os temas mais citados nas letras escolhidas para associar com o programa de Filosofia.

No processo de debates sobre o tema, o Educacional colocará no ar, na página do projeto, um fórum de discussão, no qual alunos e professores das diferentes escolas participantes poderão discutir sobre as diversas músicas e justificativas presentes na tabela gerada anteriormente.


Cronograma:
23/04 - Início da participação, com o registro dos títulos das três músicas escolhidas e suas respectivas justificativas.
30/04 - Término das participações.
14/05 - Publicação da tabela com os resultados.
25/05 - Início da participação no fórum de discussão.

As 10 mais:
Clique aqui e conheça as músicas preferidas dos participantes


Fórum de discussão:
"As letras de música de hoje (fim dos anos 90, início do ano 2000) traduz o pensamento dos jovens?"

"Será que os jovens ainda têm as mesmas angústias dos jovens dos anos 70/80, ou seus novos problemas não têm mais a música como campo de discussão?"

 

. Créditos
Concepção
Coordenador de Filosofia e História do Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, Daniel H. de Medeiros