1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. História da Arquitetura: o Barroco e o iluminismo

Assim como acontece com quase toda atividade humana, é difícil determinar um período histórico ou uma região e dizer que a arquitetura começou naquele momento. A primeira notícia que se tem dela está ligada às cidades pioneiras que surgiram no Oriente Médio e na Ásia Central no sétimo milênio a.C. quando as primeiras residências foram construídas, usando tijolos de lama secados ao sol, conhecidos como tijolos crus — material que, ainda hoje, é um dos mais utilizados, principalmente em construções mais populares.

Em locais onde não era possível secar a lama ao sol, era difícil confeccionar o tijolo cru. A solução encontrada no sétimo milênio a.C. por povos da Europa Central e da Ásia Central foi usar argila ou areia e madeirame (estrutura de tábuas de madeira entrelaçadas), numa técnica semelhante à das construções de pau-a-pique — técnica muito usada no Nordeste do Brasil.

Contudo, fazer uma casa para morar não era a única manifestação arquitetônica dos povos pré-históricos. Alguns se dedicavam à construção de tumbas para os mortos e templos de pedra para os deuses.

Foto: Corel Stock Photos
O templo pré-histórico de Newgrange, na Irlanda, é o prédio mais antigo do mundo que ainda está em pé. Estima-se que ele tenha sido construído por volta de 3.000 a.C.
Foto: Enciclopédia Delta
Stonehenge, monumento pré-histórico localizado na Inglaterra. Acredita-se que ele também tenha sido construído por volta de 3.000 a.C.
Foto: Manoel Angelo Ferreira
Barro e madeira entrelaçada: é o pau-a-pique, estrutura comum no Nordeste brasileiro. Esta foi uma técnica comum entre os povos da Europa Central e da Ásia Central, cerca de 7.000 a.C.

Na página seguinte, saberemos mais sobre um povo que levou a construção de tumbas e templos às alturas: os egípcios.

anterior | próximo
   
Introdução
Pré-História
Arquitetura antiga
Arquitetura clássica
Idade Média
Renascimento
O Barroco e o Iluminismo
Revolução
Industrial
Cada povo, uma arte
Arquitetura moderna
Arquitetura contemporânea