1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. Conferência Nacional de Educação

Debate de diretrizes e metas para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) marcou a Conferência Nacional de Educação (Conae)


Após a realização de 2.258 conferências municipais e 27 estaduais em todo o território nacional durante o ano passado, envolvendo 400 mil pessoas, finalmente realizou-se a Conferência Nacional de Educação (Conae), na semana passada, em Brasília, do dia 28 de março ao 1.º de abril. Cerca de 3 mil participantes debateram as diretrizes e as metas para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que entrará em vigor em 2011, com duração até 2020, com o objetivo de construir o Sistema Nacional de Educação no Brasil.
Logo na palestra de abertura da Conae, o ministro da educação Fernando Haddad defendeu o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional, que, embora esteja vigorando desde julho de 2008, ainda não é respeitada em muitos estados e municípios brasileiros. Também, os professores Dermeval Saviani, Carlos Augusto Abicalil e Regina Vinhaes Gracindo apontaram os caminhos e os limites de um sistema único de educação, num país com tantas diferenças e tão extenso. Segundo Saviani, professor emérito da Unicamp, “a criação de um sistema nacional de educação é de grande importância para o Brasil, por sinalizar a superação de problemas como o analfabetismo, que muitos países — entre eles, nossos vizinhos, como Argentina e Uruguai — já conseguiram.”

Os participantes da Conae – professores, funcionários de escola, gestores, pais e mães, estudantes, representantes de movimentos sociais e comunidade científica – da Educação Básica e Superior, Pública e Privada dividiram-se em seis eixos de discussão do documento-base (volumes I e II) que a comissão nacional da conferência preparou após receber as contribuições das conferências dos 27 estados, os quais haviam sistematizado as conferências realizadas em grande parte dos municípios do País.
Assim, o documento-base da Conae é o resultado da aglomeração do debate sobre a educação em todo o território nacional.

Crédito: Elza Fiúza

Prof. Carlos Abicalil, prof.ª Regina Vinhaes, secretário executivo adjunto do MEC e presidente da Comissão Executiva da Conae Francisco das Chagas, e prof. emérito da Unicamp Dermeval Salviani realizaram a palestra de abertura da Conferência Nacional de Educação, que debateu o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação.
Créditos foto do topo: Brandi Sims
Licenciada pelo Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.