1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. O Brasil em pauta : corrupção

Por César Munhoz
Colaborou Ederson Santos Lima

Em 2005 e 2006, provavelmente mais do que em qualquer outro período da história do país, a população brasileira foi bombardeada por notícias de corrupção em todas as mídias: rádio, TV, jornais e Internet passaram meses seguidos colocando em suas manchetes principais casos de caixa dois, mensalão, malversação do dinheiro público, troca de favores entre políticos e empresários, administradores ou, simplesmente, irregularidade na prestação de contas públicas.

Mas afinal, a corrupção é um mal generalizado em nosso país? Ela aumentou no governo atual? É exclusividade da sociedade brasileira ou também é um problema que encontramos em outros países com realidades completamente diferentes da nossa?

Já que estamos em ano de eleições para presidente, governadores, deputados e senadores, nada melhor que tentarmos conhecer um pouco mais sobre como funciona a corrupção no Brasil e discutirmos formas de combatê-la, não é mesmo? Algo que você já deve saber é que o voto consciente é fundamental para que isso aconteça. Mas, como você verá nas próximas páginas, não é tudo.

  | próximo
   
Início
O Brasil no ranking da corrupção
A corrupção em outros países
Origem e Custo da corrupção
Corrupção na polícia
Reformar pra valer
O Brasil tem jeito?