1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. E no Brasil? Como estão as crianças?

Como estão as crianças no Brasil?
Por César Munhoz
Colaborou Christiane Sampaio, da ONG Children's World

Em 2006, foi realizada mais uma edição do Prêmio das Crianças do Mundo, que presta homenagem às pessoas e instituições que mais lutam pelos direitos da infância.

Os nomeados para este ano foram:

- Craig Kielburger e seus amigos da organização Free The Children. Eles moram no Canadá, mas batalham para auxiliar crianças do mundo inteiro que têm seus direitos violados. A erradicação do trabalho infantil é uma de suas principais bandeiras. Craig recebeu o Prêmio das Crianças do Mundo.

- O pessoal da Associação dos Órfãos Chefes de Família — AOCM (L’Association des Orphelins Chefs de Ménages), que oferece amor, amizade e cuidados às crianças que perderam seus pais em uma grande guerra que ocorreu num país chamado Ruanda, em 1994. A Associação foi condecorada com o Prêmio dos Amigos Mundiais.

- Jetsun Pema, que ajuda a salvar a vida e a cultura das crianças tibetanas. Elas têm sua liberdade e segurança ameaçadas em seu próprio país, e são obrigadas a deixá-lo. Pema levou o Prêmio de Honra das Crianças do Mundo.

E no Brasil?

Nossas crianças e adolescentes enfrentam problemas muito parecidos com esses. Nos próximos cliques, você saberá mais sobre três realidades preocupantes em nosso país:

• O trabalho infantil, que, apesar de ser proibido por lei, é uma prática comum: existem mais de 5 milhões de trabalhadores mirins.

• Os meninos e meninas que sofrem as conseqüências da guerra do tráfico de drogas, que domina as favelas das grandes cidades.

• As crianças indígenas, que, assim como as tibetanas, vivem como se fossem refugiadas. Elas enfrentam condições de saúde, educação e moradia piores que as do resto da população, além de acompanharem o desaparecimento de sua cultura.

• Veja também estatísticas gerais sobre a situação da infância brasileira.

 

  próximo >>

»

Quantas crianças trabalham no Brasil?
» O mapa da exploração
» Prisão domiciliar
» Cavar para sobreviver
» Faça a diferença
» Pesquisa rápida

»

O órfãos da violência
» "Soldados" do tráfico
» Mocinho e bandido?
» Faça a diferença
» Pesquisa rápida

»

Quantos índios há no Brasil?
» Faltam terras, falta tudo
» Educação e cultura
» Faça a diferença
» Pesquisa rápida

»

Registro civil
» Saúde
» Necessidades especiais
» Condições de sobrevivência
» Vítimas de guerra
» Educação e cultura