1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. E no Brasil? Como estão as crianças?

Faça a diferença!

O que você pode fazer para ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas crianças?

Quem dá o recado é Renato Mendes, da OIT:
“Em primeiro lugar, o estudante deve conversar com seus pais sobre as causas e conseqüências do trabalho infantil. Nem sempre os pais têm informação sobre isso, principalmente os da zona rural. Por exemplo: às vezes, eles não sabem nem manipular direito um agrotóxico, muito menos avaliar os efeitos desse composto no corpo de uma criança”.

Outra idéia de Renato é que crianças e adolescentes estejam sempre se informando sobre as formas de trabalho infantil e os efeitos nocivos que ele traz a seu desempenho escolar e sua saúde. E também que debatam com seus familiares e colegas sobre o papel dos pais em manter os filhos na escola, longe do mercado do trabalho. “Não se pode inverter os papéis em casa, achando que, para se manter na escola, a criança deve trabalhar”.

Lembre-se que estudar é um direito de toda criança. Investigue quantos garotos e garotas, em sua comunidade, não estão na escola. Descubra por que isso acontece e se informe sobre maneiras de reverter esse quadro.

O estudante pode sugerir ao seu professor uma pesquisa sobre esse tema em sua escola. Juntos, eles podem conversar com as crianças que trabalham e descobrir por que se encontram nessa situação, principalmente para ajudá-las. “Às vezes, o aluno pode nem saber que está ao lado de um colega que está precisando de apoio”, finaliza Renato.

E atenção, garotas: uma das principais causas que leva as meninas a trabalhar é a chegada de um filho. Então, é seu papel se informar sobre sexualidade e métodos de prevenção à gravidez. Depois, converse com sua mãe, sua professora, sua médica e suas amigas. Una-se a elas para que você possa ter uma vida melhor.

 

<< anterior próximo >>

 

»

Quantas crianças trabalham no Brasil?
» O mapa da exploração
» Prisão domiciliar
» Cavar para sobreviver
» Faça a diferença
» Pesquisa rápida

»

O órfãos da violência
» "Soldados" do tráfico
» Mocinho e bandido?
» Faça a diferença
» Pesquisa rápida

»

Quantos índios há no Brasil?
» Faltam terras, falta tudo
» Educação e cultura
» Faça a diferença
» Pesquisa rápida

»

Registro civil
» Saúde
» Necessidades especiais
» Condições de sobrevivência
» Vítimas de guerra
» Educação e cultura