Como acabar com o mosquito?

Está aí a palavra-chave para combater a dengue: prevenção. Assim como em boca fechada, onde há tampa não entra mosquito. Nunca é demais insistir: todo e qualquer objeto que possa acumular água é um perigo! Dos pneus velhos às tampinhas de garrafa, o que junta água pode ser um criadouro do Aedes aegypti. Muita gente pensa estar protegida pondo peixinhos na caixa d'água, acendendo velas de andiroba, usando inseticidas ou repelentes. Doce ilusão: não há feitiço que combata a dengue. Só estaremos seguros atacando as larvas e os mosquitos adultos ao mesmo tempo.

Onde tem tampa não entra mosquito. E onde não há água parada, também não.

Como as maneiras tradicionais de atacar o mosquito não dão uma solução definitiva para o problema, mobilizar e informar a população é fundamental. Quer ver um exemplo? Sabe o fumacê, aquele aparelho que solta inseticida no ar? Ele não resolve muita coisa: só mata mosquitos adultos. Sem falar que a fumaça é jogada apenas na rua, certo? E os ovos e larvas que estão proliferando dentro de casa? Continuam numa boa. Não leve a mal se alguém disser que sua casa pode ser uma verdadeira maternidade de mosquitos. É verdade.

Metade dos criadouros do mosquito estão em vasos de planta. Após substituir a água, não se esqueça de esfregar os pratos.

As Secretarias Estaduais da Saúde estimam que aproximadamente 90% dos criadouros de Aedes aegypti estejam nas residências. Metade deles, nos vasos de plantas. Você vai dizer: "Eu fiz a minha parte, deixei o agente de saúde entrar em casa". Muito bem, mas não é o bastante. O agente passa uma vez ou outra, e o risco é permanente. Digamos que ele tenha posto o larvicida (a substância que combate larvas e ovos do mosquito) nos ralos e nos possíveis focos. Se houver objetos no quintal ou ao ar livre, eles podem acumular água e, na semana seguinte, ser focos do Aedes aegypti, tudo outra vez.

Outra coisa que o agente de saúde não pode fazer é cuidar de suas plantas toda semana. É você que tem de jogar fora a água parada. Mas, antes de substituí-la, não se esqueça de pegar uma bucha ou esponja e dar uma boa esfregada nas paredes e nas bordas dos pratos e vasos. Os ovos do mosquito aderem ao recipiente. Mesmo que ele esteja seco, os ovos sobrevivem por cerca de 400 dias, ou seja, mais de um ano. O mosquito também não gosta de água suja. É por isso que muita gente põe borra de café na água parada. Na verdade, a recomendação é pôr areia no pratinho.


Imagens cedidas pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Todos contra a dengue
O que é dengue?
Dá pra erradicar a dengue?
Por que há mais dengue no Rio?
Como sei se estou com dengue?
Como tratar a dengue?
Como a dengue se espalha?
É grave essa tal dengue tipo três?
E a tipo 4?
Como acabar com o mosquito?