O que é dengue?

A dengue é basicamente um quadro febril muito intenso, agudo, causado por um dos quatro sorotipos conhecidos do vírus da dengue, chamados de tipo um, dois, três e quatro. Essa virose pode evoluir de duas maneiras. A forma benigna da doença - a dengue clássica - é o quadro mais suave. A infecção apresenta também uma evolução grave, chamada de dengue hemorrágica.

Ela é contraída, geralmente, como resultado de uma segunda infecção, dessa vez pelo contato com um sorotipo diferente do vírus causador da primeira dengue. Só se a pessoa estiver com o sistema imunológico muito debilitado é que ela pode contrair dengue hemorrágica sem nunca ter tido a dengue clássica, o que é raro, mas é possível.

Onde há dengue?

Sabe aquela história: onde há fumaça, há fogo? Pois bem, com a dengue é parecido. Onde há Aedes aegypti, há dengue. Isso porque não existe outra maneira de pegá-la, a não ser através do mosquito. Há casos notificados em mais de cem países, em todos os continentes. O vírus da dengue põe em risco a saúde de um terço da humanidade ou aproximadamente 2 bilhões de pessoas.


As partes em vermelho indicam as regiões onde a
presença do Aedes aegypti foi registrada em 1998.
                                                                   Fonte: OMS

Isso a torna a mais importante virose transmitida por mosquitos no mundo. Ela é tão disseminada que é mais fácil perguntar "Onde não há dengue?". No continente americano, por exemplo, apenas Bermudas, Chile e Canadá estão livres desse mal. O Aedes aegypti ataca principalmente as regiões tropicais. É só por isso que o Canadá fica de fora da lista, por razões climáticas.

Todos contra a dengue
O que é dengue?
Dá pra erradicar a dengue?
Por que há mais dengue no Rio?
Como sei se estou com dengue?
Como tratar a dengue?
Como a dengue se espalha?
É grave essa tal dengue tipo três?
E a tipo 4?
Como acabar com o mosquito?