Como tratar a dengue?

Não há tratamento específico contra a dengue. Nenhum remédio combate o agente causador da moléstia. A cura não existe porque os quatro sorotipos diferentes do vírus dificultam a criação de uma vacina capaz de preveni-lo. Calma, as notícias não são tão dramáticas. É muito raro que a dengue clássica traga conseqüências fatais ao paciente. Em 95% dos casos, quem contraiu dengue apresenta seus sintomas apenas por um período que varia de 5 a 12 dias.


Aluna explica como tratar a dengue: com repouso e bebendo
muito líquido. Remédios, só para aliviar os sintomas.

Na verdade, há medicamentos recomendados, sim, mas apenas para aliviar os sintomas: dores de cabeça, no corpo e febre alta. O remédio mais eficaz é o paracetamol, cuja marca mais conhecida é o Tylenol. Ele não interfere na coagulação do sangue e não aumenta o risco de hemorragia. Outro analgésico, o ácido acetilsalicílico (AAS), composto usado na fabricação da Aspirina, deve ser evitado. Ele favorece as hemorragias. A dipirona é a opção intermediária. Oferece menos risco que o ASS, mas seu efeito é mais lento que o do paracetamol.

No mais, os pacientes devem ficar em casa, repousar e beber muito líquido. Apesar de raramente levar à morte, se você acha que pegou dengue clássica, não deixe de procurar um posto de saúde e faça o exame de laboratório para obter a confirmação. É muito importante que as autoridades sanitárias tenham dados corretos sobre o número de casos. Quanto mais notificações, maior a pressão por investimentos públicos para combater o mosquito. Sem falar que essas informações orientam buscas e visitas de agentes de saúde à procura de focos do mosquito transmissor.

Confundida com uma simples gripe que passa em poucos dias, muita gente tem dengue sem saber. Sentem-se mal, mas não sabem que bicho a morderam. Só que os infectados viram focos da doença. Se picados novamente pelo mosquito, ajudam a proliferá-la. Agora, se você já teve dengue uma vez, a suspeita passa a ser de dengue hemorrágica. Aí, tudo muda de figura. A internação é indispensável. Sem o pronto atendimento e cuidados especiais, a dengue hemorrágica é letal. Calcula-se que um em cada cinco portadores pode vir a falecer por falta de cuidados médicos adequados.

Todos contra a dengue
O que é dengue?
Dá pra erradicar a dengue?
Por que há mais dengue no Rio?
Como sei se estou com dengue?
Como tratar a dengue?
Como a dengue se espalha?
É grave essa tal dengue tipo três?
E a tipo 4?
Como acabar com o mosquito?