texto

O que é sustentabilidade?

por Fabiane Prohmann

Algumas palavras fazem parte do nosso dia a dia, mas nem sempre sabemos o significado delas. Sustentabilidade, globalização e biodiversidade estão na moda, mas o que, afinal, elas querem dizer e de que forma influenciam nossas vidas?

Para entendermos o que é sustentabilidade, temos de pensar em duas coisas que devem sempre andar juntas: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Entretanto, não estamos falando em voltar à Idade da Pedra para conseguirmos preservar o meio ambiente. Ao contrário! Temos que encontrar maneiras de utilizar toda a tecnologia de que dispomos e, ao mesmo tempo, harmonizá-las com a conservação ambiental.

Segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual (nós), garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações (nossos filhos). É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.