Trote Solidário
     

Juventude Transviada

Cerca de 70% das pessoas que cometem ou são vítimas de homicídios no país são jovens entre 16 e 24 anos. Para o general Alberto Cardoso, o "enfraquecimento de valores" é a principal causa da violência.

Caos urbano, falta de áreas de lazer, consumo de drogas e famílias desagregadas. Para o general Alberto Cardoso, a vida dos jovens da periferia explica um dado estarrecedor: 7 em cada 10 homicídios praticados ou sofridos no país envolve um jovem entre 16 e 24 anos.

"O Brasil está matando seu futuro por intermédio de sua juventude", disse, enfático, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança da Presidência da República para um auditório repleto de educadores. Segundo ele, a onda de violência se deve ao "enfraquecimento de valores morais, éticos e cívicos".

Em sua palestra na Educar 2001, o general conclamou os professores a aderir a essa luta. "Educação é tudo", disse. "É importantíssimo que nossas ações educativas dêem especial atenção à valorização da vida, em todos os aspectos", completou.

Ele anunciou as medidas que estão sendo adotadas pelo governo federal. Entre elas, destaca-se a integração de 47 programas que combatem os "indutores de violência". Os programas fazem parte do plano plurianual, o Avança Brasil. O general Alberto Cardoso afirmou que, além de serem integrados, eles passarão a ter o foco nas cidades onde mora quem pratica homicídios, como forma de prevenção à violência.

O general salientou a importância da família para coibir o consumo de entorpecentes pelos jovens e o dever da sociedade para com crianças e jovens de rua, muitas vezes usuários de drogas. "É preciso despertar o valor ético de dar amparo a quem não tem família, a quem vive em situação de rua", disse.

Para mais informações, consulte a Secretaria Nacional Antidrogas - Senad. Tel.: 0800 61 4321.

***

Vitor Casimiro
Exclusivo para o Educacional



 
Página Inicial
   
Juventude transviada
   
A toalha rendada do conhecimento
       
  A educação americana no divã  
       
  Interdisciplina-ridade de A a Z  
       
  Não basta dar aula, tem que ser ético  
       
  A escola como ela é