1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. Eleições nos Estados Unidos
 
Eleições nos Estados Unidos: entenda (mesmo) como funciona

Por César Munhoz e Ederson Santos Lima
07/11/2008

A Presidência dos Estados Unidos é disputada entre um elefante e um... burro, símbolos, respectivamente, dos partidos Republicano e Democrata. Mas fala sério: bicho complicado mesmo são as eleições norte-americanas. Parecem até um filme de espionagem hollywoodiano — são cheias de detalhes, etapas e reviravoltas.

Apesar de essas eleições não terem, aparentemente, nada a ver com o nosso país, é importante que você conheça bem seu funcionamento. Queira ou não, os Estados Unidos são o país mais influente do mundo, pela sua cultura dominante e pelas relações de comércio que mantêm com praticamente todo canto do planeta. Cada pequeno movimento lá afeta imediatamente os países do mundo inteiro. Por isso mesmo, o presidente dos Estados Unidos é, no contexto atual, o homem mais poderoso da Terra. Veja, a seguir, como funciona o sistema que o elege.

  | próximo »
   Versão para impressão
Início
Das primárias ao voto popular
"Eleitor, por favor, vote no meu candidato"
Eu, presidente
***

 

2008: Barack Obama, em uma votação que atingiu números históricos, venceu a votação popular pela presidência dos Estados Unidos. Saiba um pouco mais sobre esta corrida presidencial e sobre Obama lendo estes posts no Blog de Atualidades:
O que andam dizendo da vitória de Obama
Barack... nascido em 4 de novembro
... para o resto do mundo