1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. VIII Encontro Nacional do PEA/UNESCO

Escolas associadas à Unesco reúnem-se em São Luís/MA
Debate de questões ambientais, troca de experiências sobre projetos educacionais, espetáculos e palestras sobre a cultura maranhense movimentam o VIII Encontro Nacional do PEA/Unesco

São Luís e a Unesco são velhas conhecidas. O centro histórico da capital maranhense foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade, que preservou centenas de imóveis com fachadas azulejadas do Período Colonial, sediará pela primeira vez o Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas PEA/Unesco.

Em sua oitava edição, o evento, que reúne escolas do país inteiro, terá dois eixos principais: debates sobre Educação Ambiental e a celebração da riquíssima tradição artístico-cultural maranhense. Na abertura do evento, será lançada a canção Bumba-meu-beija-flor. Inspirada no folguedo bumba-meu-boi e cheia de questionamentos sobre a paz, a composição de Válter Pini será a música-tema do encontro.

Neste ano - o primeiro da década de cultura da paz, conforme a campanha mundial promovida pela Unesco -, os participantes também vão trocar experiências sobre os projetos educacionais que suas escolas desenvolvem em parceria com o organismo internacional. Entre eles, destaca-se o projeto "Rota de escravos".

Oportunidade ímpar

Para a coordenadora do PEA/Unesco, Vera Gissoni, a escolha de São Luís como sede dará aos participantes uma "oportunidade ímpar de testemunhar o quão valorosa foi e tem sido a contribuição africana na formação do povo brasileiro". Ainda sobre o tráfico negreiro, está programada a encenação da peça infanto-juvenil Pele negra: a rota dos escravos no Pará.

Leia a entrevista de Vera Gissoni sobre o projeto rota de escravos.

Além dos representantes brasileiros das escolas associadas, o evento contará com a participação de especialistas nas questões sociopedagógicas a serem abordadas. Entre outros conferencistas de renome nacional e internacional, estão confirmadas as presenças dos educadores Moacir Gadotti, que vai discorrer sobre o tema "Pedagogia da Terra", e Irene Rosa Sabiá, que vai proferir uma palestra sobre "Educação Ambiental".

Integração latino-americana

"Ponte... Nas ondas" é outro projeto educacional que terá destaque no encontro. Feito com a colaboração de 45 escolas de Portugal, Galícia, Brasil, Cuba, Argentina e Moçambique, o projeto será apresentado pelos professores espanhóis Xavier Prado e Santiago Veloso.

O intercâmbio entre países de língua portuguesa e espanhola também será o tema da apresentação da deputada Marisa Serrano e de Alfredo Jiménez Barros, que participam do evento como representantes do Parlamento Latino-Americano. Eles falarão sobre o Plano de Educação para o Desenvolvimento e Integração da América Latina.

Banho de cultura

O evento será todo permeado por um autêntico desfile da cultura popular maranhense, por meio de apresentações culturais. Todas as noites, os participantes terão a chance de conhecer manifestações da arte típica do Maranhão.

Ópera Boi Catirina, no Teatro Arthur Azevedo, Artes e manhas dos nossos folguedos e Banzo da esperança são alguns dos espetáculos programados para abrilhantar o encontro.

Clique aqui e veja as fotos do evento

Serviço:
VIII Encontro Nacional do PEA/Unesco
De 15 a 17 de novembro de 2001
Local: Auditório Maria Montessori
Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil
Rua dos Sapotis, 01 - Quadra 113 - Renascença II
65.075-350 São Luís/MA
Tel.: (98) 235-7744
Fax: (98) 235-9688
e-mail: reino@elo.com.br