texto

Curiosidades sobre as florestas

1 - Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e China, juntos, contam com metade da área de florestas do mundo.

2 - A média de devastação florestal anual nos último 15 anos é de aproximadamente 13 milhões de hectares anuais, o equivalente à área do Estado do Amapá.

3 - Entre 2000 e 2005, a média de devastação florestal vem caindo lentamente, estimando-se que a devastação diária atual corresponda a 20 mil hectares.

4 - As florestas representam importantes áreas de retenção de carbono.

5 - Entre 1990 e 2005, as áreas destinadas à preservação das formações florestais aumentaram em 32%, ou 96 milhões de hectares.

6 - Atualmente, apenas 36% da área florestal global pode ser considerada primária – onde não ocorre ação humana direta –, estando grande parte concentrada no continente americano.

7 - No Brasil, cerca de 4% da floresta primária é transformada pela ação humana.

8 - Apenas 20 países do mundo são capazes de monitorar satisfatoriamente o impacto de fatores naturais, como incêndios, pragas, doenças e distúrbios climáticos, sobre as florestas, demonstrando a necessidade da democratização da tecnologia de monitoramento das florestas.

9 - Existe uma relação direta entre desenvolvimento humano e preservação florestal, sendo os países ricos os que mais preservam e os pobres o que mais devastam.

10 - O processo de globalização contribui para a disseminação de espécies invasoras que prejudicam o equilíbrio florestal de áreas distantes.

11 - A grande maioria dos incêndios florestais é causada por ação humana.

12 - Hoje, em torno de 20% da área florestal global é reservada à preservação e à conservação.

13 - O Japão é o país que possui a maior extensão de floresta plantada com o objetivo de preservação.

14 - No ano de 2000, cerca de 13 milhões de pessoas em todo o mundo trabalhavam de maneira formal em setores ligados diretamente à economia florestal.

15 - Aproximadamente 4% das florestas do globo são principalmente utilizadas com os propósitos de recreação, educação e turismo, sendo o continente europeu o que mais faz esse tipo de uso de suas florestas.

16 - Pertence ao setor público 80% da superfície florestal do Planeta.

17 - A FAO é o órgão da ONU responsável por políticas globais para a manutenção e preservação das florestas.

18 - Em 2005, 57,2% da área territorial do Brasil era coberta de florestas.

19 - Um grave problema causado pelo desflorestamento é a desertificação, cujas consequências, atualmente, são sofridas por mais de um bilhão de pessoas em sua forma de vida e sua segurança alimentar.

20 - O carvão vegetal ainda é uma importante matriz energética, tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento, o que aumenta a pressão sobre as florestas