texto

Floresta da Indonésia

Cortada ao norte pela linha do Equador, a Floresta da Indonésia ocupa o arquipélago formado pela Indonésia e Malásia

Localização – faz parte do grupo das florestas tropicais, situando-se no arquipélago que forma a Indonésia e a Malásia, principalmente nas Ilhas de Sumatra e Java, no Sudeste Asiático, cortada ao norte pela Linha do Equador.
Crédito: © iStockphoto/oystein
Floresta da Indonésia: tropical, com rica biodiversidade

Clima – tropical úmido, porém com forte influência marinha, em função da sua localização em ilhas.
Características – assim como as outras florestas tropicais, a Floresta da Indonésia apresenta grande biodiversidade, com árvores de grande porte e densa vegetação arbustiva.

Fauna
Situação atual – O “milagre econômico” ocorrido na Indonésia no período compreendido entre 1980 e 1990 teve um impacto devastador sobre a floresta. Grande parte do desenvolvimento econômico obtido pelo país nesses anos ocorreu com fortes bases na exploração florestal, principalmente na extração da madeira, seja para a indústria de móveis, seja para a produção de celulose e papel. A exploração ilegal de madeira e seu contrabando para o exterior através de países vizinhos causam grande prejuízo à economia local. A exploração da madeira vem crescendo ano após ano, e acredita-se que já atingiu a cifra de 10 milhões de hectares desde o milagre econômico.