O que é um golfo?

O golfo é como uma baía, só que bem maior. Uma porção de mar ou oceano rodeada por terra. Outras vezes, os golfos se formam a partir de uma enorme falha da crosta terrestre, como é o caso do Golfo da Califórnia, em que o braço de mar acompanha o traçado da falha e cria um golfo muito alongado de margens paralelas.

O modo como os golfos e baías se ligam ao mar varia bastante, mas é possível estabelecer alguns tipos principais de ligação. O primeiro é por meio de um ou mais estreitos, como na baía de Hudson, na região do Canadá.
O segundo é pela formação de um arquipélago, como no Golfo da Bótnia, no mar Báltico, entre a costa ocidental da Finlândia e a costa oriental da Suécia.
O terceiro é por uma ampla abertura para o mar, como no Golfo de Omã, no mar de mesmo nome. É um estreito que liga o Mar Arábico ao Golfo Pérsico. Ele está entre o Irã e os Emirados Árabes. Para as pessoas, os golfos, de modo geral, são lugares privilegiados para se ocupar.
Por serem zonas cercadas de terra, acabam ficando protegidas das correntes marítimas. Com isso, tornam-se importantes vias de transporte e nelas a navegação e a pesca são sempre intensas.
São também ótimos locais para a construção de portos. A Terra apresenta uma grande quantidade e variedade de golfos.
O maior de todos eles é o Golfo de Bengala, localizado na parte nordeste do Oceano Índico. Com forma que lembra a de um triângulo e fazendo limite com o continente indiano, sua superfície chega a 2.172.000 quilômetros quadrados, e seu comprimento, a 1.850 quilômetros.