Street View - As novas lentes do Google

Por Thirson Silva
14/12/2010

Integração com a navegação do GPS e do Maps possibilita que o usuário faça seu próprio roteiro de viagem baseando-se nas imagens do Street View.

Assim que o Google disponibilizou o Street View no Brasil, o tema rendeu comentários. Do ponto de vista tecnológico, já tivemos exemplos bem mais incríveis. Na visão de um interessado por ferramentas da web, é apenas mais uma delas. Para os leigos e usuários habituais da Internet, é um apoio na hora de encontrar um endereço ou se localizar em determinada região ou apenas uma diversão curiosa. Para as autoridades, por sua vez, mais uma polêmica sobre a invasão desenfreada de privacidade que a rede proporciona. O fato é que o novo serviço, antes de tudo, mostra que a web realmente não tem limites. A ideia foi lançada inicialmente, em 2007, em cinco cidades dos Estados Unidos e hoje, três anos mais tarde, já atinge a marca de 27 cidades no mundo.

Em sala de aula, professores e alunos podem usufruir as possibilidades da ferramenta de diversas maneiras: um passeio virtual por cidades distantes; o estudo de arquitetura, construção e história de locais que dificilmente poderiam ser visitados presencialmente; o planejamento de uma aula externa, etc.

Foto 1
Crédito: Google Maps - Street View
Legenda: Aos pés da Torre Eiffel