O terremoto no Haiti, apesar das consequências trágicas para um país já varrido pela miséria, pelo analfabetismo e pela corrupção, pode ser um excelente momento para que, em sala de aula, o professor destaque questões importantes e reflita com seus alunos sobre alguns pontos como:
Os aspiradores de pó-robôs constituem a aplicação cotidiana dessa tecnologia. Esses equipamentos são compactos e têm pouca altura, o que lhes permite entrar embaixo de móveis e fazer uma limpeza mais completa. Equipados com sistema de navegação e infravermelho, eles conseguem mapear o cômodo e definir seus próprios caminhos de limpeza, quase sempre próximos às paredes e aos móveis. Os modelos mais modernos são dotados de sensores capazes de identificar declives (como degraus) e obstáculos (calçados e tapetes dobrados, por exemplo), fazendo com que o aspirador refaça sua rota.
— A influência da Revolução Francesa nas Américas: o caso do Haiti.
— O medo que as elites políticas e econômicas têm dos movimentos originários das populações mais pobres.
— O papel do Brasil e dos Estados Unidos na ajuda humanitária ao país.
— A mudança do papel brasileiro nas relações internacionais, visto que o país está se tornando mais ativo nas grandes questões internacionais, inclusive liderando a Minustah.
— A corrupção nas esferas governamentais dos países e o papel de organizações como a Transparência Internacional.