Cardápio literário

Além dos best-sellers, os acervos das bibliotecas contam com livros de literatura brasileira, autoajuda, infantojuvenil, romance, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. Existe a preocupação em oferecer aos associados lançamentos editoriais e outras obras que atendam à expectativa do público.

Campeões de empréstimos:

  • A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak
  • O Caçador de Pipas – Khaled Hossein
  • A Cidade do Sol – Khaled Hossein
  • A Cabana – William Young
  • Anjos e Demônios – Dan Brown

“As pessoas passam, admiram a vitrine, tiram suas dúvidas com os atendentes e logo se tornam sócias”, diz o diretor-geral do Instituto Brasil Leitor, William Nacked. O leitor pode escolher entre as obras que estão expostas, além do catálogo disponível no balcão de atendimento.

“Eu gosto de ler romances. Os atendentes pediram para eu deixar uma lista com os títulos que eu gostaria de ler. Achei muito legal”, comenta a sócia da Leitura no Ponto, do terminal Sacomã, Regina da Silva Gomes de Araújo. “Fui a primeira a fazer a carteirinha quando a biblioteca abriu, agora ficou mais fácil ler.”, complementa.

Foto 3
Crédito: Divulgação
Legenda: “Leitura no ponto” no terminal Sacomã em São Paulo

Para a psicóloga Shirlei Yamaguch, que é sócia das bibliotecas das estações da Luz e do Paraíso desde 2006, os pontos de empréstimos facilitaram a vida do leitor. “Desde que eu virei sócia, só pego livros da biblioteca do metrô. Se eu gosto muito de um, vou até o sebo e compro”, conta.

As mulheres lideram o número de associados. A maioria tem o ensino médio completo e curso superior em andamento ou concluído. As que mais emprestam livros têm entre 21 e 30 anos. Também é grande o número de adolescentes associados.

Fazer uma carteirinha de sócio é muito fácil. Basta apresentar o documento de identidade e CPF junto com uma foto 3x4. Também é necessário ter um comprovante de residência. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais. O horário de atendimento das bibliotecas é de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.

Menu

Créditos Foto do Topo: Moriza. Licenciada pelo Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.