1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. Cultura, ciências e estudos sobre o Brasil
Missão Austríaca

No dia 15 de julho de 1817, chegava ao Brasil a arquiduquesa Leopoldina da Áustria, que se casaria com o príncipe regente Pedro de Alcântara, futuro Imperador do Brasil D. Pedro I. Com ela vieram cientistas, botânicos, zoólogos e artistas europeus, formando a Missão Austríaca. A vinda de tantos estudiosos muito se deve à ação da própria imperatriz Leopoldina, que mostrava grande interesse pelas ciências naturais e pelas artes. Outro motivo foi a publicação do primeiro volume do livro do geógrafo alemão Alexander von Humboldt, Viagem às regiões equinociais do novo continente, feita de 1799 a 1804 por Alexandre de Humboldt e Aimé Bonpland, obra composta por 30 fólios e quatro volumes.
Na Missão Austríaca estavam Karl Philip von Martius, Johann von Spix e Thomas Ender, entre outros. Após reconhecerem as regiões circunvizinhas do Rio de Janeiro, em dezembro de 1817, a expedição partiu para São Paulo. Depois, rumou para Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Pará. Em 1819, Spix e Martius chegaram ao Amazonas e seguiram separados: Spix subiu o Rio Negro e seus afluentes; enquanto Martius rumou para o Rio Solimões e Jupará. Assim, a expedição viajou cerca de 10 mil quilômetros pelo Brasil durante três anos (de 1817 a 1820), recolhendo informações sobre a flora, fauna e sociedade brasileiras.
Em abril de 1820, Spix e Martius voltaram a Belém. Pouco tempo depois, retornaram à Europa e chegaram a Munique em dezembro do mesmo ano, onde deram início ao trabalho de catalogação e classificação do material recolhido durante todo a viagem pelo Brasil. O resultado da Missão Austríaca foi a publicação dos livros Reise in Brasilien (Viagem pelo Brasil) e Flora brasiliensis.

Saiba mais:

Conheça na íntegra o livro Flora brasiliensis, uma das obras mais completas da Botânica nacional. Produzida entre os anos de 1840 e 1906, apresenta 22.767 espécies catalogadas, reunidas em 15 volumes.

Biografias


Karl Friedrich Philip von Martius (Alemanha, 1794–1868)

leia mais::

Johann Baptiste von Spix (Alemanha, 1781–1826)

leia mais::

Thomas Ender (Áustria, 1793–1875)

leia mais::

anterior | próximo
   
Início
Missão Artística Francesa
Missão Austríaca
Expedição Langsdorff