1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. Cultura, ciências e estudos sobre o Brasil
Cultura, ciências e estudos sobre o Brasil

Por Camila Souza
18/12/2007

Há aproximadamente 200 anos, o então jovem general Napoleão dominava boa parte da Europa. Ninguém poderia imaginar que a chamada Era Napoleônica influenciaria tanto a história brasileira.

Tudo começou com o Bloqueio Continental criado por Napoleão em 1806, o qual pretendia, sobretudo, atingir sua tradicional inimiga, a Inglaterra. Portugal manteve uma posição dúbia quanto ao bloqueio, o que gerou um atrito com o general francês. Ele então ordenou a invasão do país de D. João, o que culminou na partida da corte portuguesa rumo às terras brasileiras.

A partir do momento que o príncipe regente D. João e milhares de cortesãos desembarcaram no Brasil em janeiro de 1808, a colônia portuguesa na América viveu um choque cultural, político e econômico. Primeiro com a abertura dos portos às nações amigas e a criação de instituições administrativas. Em seguida, pela vinda de artistas, cientistas e outros estudiosos europeus. Nesse momento, destacam-se três momentos da história cultural brasileira:
1816 - Missão Artística Francesa
1817 – Missão Austríaca
1824 – Expedição Langsdorff

Estas missões, que tinham por objetivo “mapear” a cultura e a natureza brasileira, ajudaram a criar uma identidade para o país perante o mundo. Conheça, a partir de agora, a história dessas missões que tiveram influência direta sobre nosso modo de vida.

  | próximo
   
Início
Missão Artística Francesa
Missão Austríaca
Expedição Langsdorff