1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. Napoleão : o general que dominou a Europa
De Córsega a Paris

Por Ederson Santos Lima e Ricardo von Staa
21/12/2007

Napoleone Buonaparte nasceu no ano de 1769, em Ajaccio, um vilarejo na Ilha da Córsega (que havia sido comprada recentemente pela França). O futuro general manteve seu nome em italiano até a fase adulta, quando tornou-se um militar reconhecido por suas habilidades estratégicas e rapidez de raciocínio.

Filho de Carlos Buonaparte e Letícia Ramolino, foi o segundo filho de uma família da pequena burguesia. Seu pai exercia a profissão de notário, hoje conhecida como escrevente público.

Sua vida começou a mudar quando a família conseguiu o reconhecimento da Corte francesa de que os Buonaparte da Córsega tinham direito ao título de nobreza. Isso possibilitou ao menino Napoleone freqüentar uma escola mais qualificada, que oferecia bolsas de estudos a filhos de nobres. Ele não desperdiçou essa chance: destacou-se em matemática, apesar de pouca aptidão para arte, cultura e música.

Aos quinze anos, Napoleão entrou para a famosa Escola Militar de Paris, onde optou pelo curso de Artilharia, que não era exatamente o sonho de todo jovem. Chique mesmo era fazer parte da cavalaria, unidade da tropa cuja função era enfrentar o inimigo de frente. Esse sim era o curso favorito dos nobres mais ricos. Mas ele, além de não ser rico, percebeu que a artilharia estava sendo aprimorada com recursos tecnológicos, e pensou: “esta é a arma do futuro, é para lá que eu vou”. Ele foi um excelente aluno e terminou o curso em um ano, quando o normal para a época era concluí-lo em 2 ou 3 anos.

  | próximo
   
Início
Começa a Revolução Francesa
Napoleão decide a Guerra
“Exílio” no Egito
Do Diretório ao Império
Início das Guerras Napoleônicas
O Bloqueio Continental e o inimigo inglês
A Guerra Peninsular
De repente, o fim de uma era
Os cem dias
O legado da Era Napoleônica