1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. Napoleão : o general que dominou a Europa
A Guerra Peninsular

Após conquistar Portugal, Napoleão decidiu agir contra a Coroa espanhola, que também não respeitava o Bloqueio Continental. Aproveitando-se de que milhares de soldados franceses estavam na Espanha para, em teoria, deslocarem-se para Portugal, que estava sendo ocupado, ele ordenou que essas tropas conquistassem as principais fortificações espanholas, em agosto de 1808. Os espanhóis foram surpreendidos e Bonaparte forçou Rei Carlos IV a abdicar. Pouco depois, Napoleão adotou uma de suas estratégias preferidas para controlar um país aliado: indicar um de seus irmãos para governá-lo. Os espanhóis não aceitaram a indicação de José Bonaporte e se rebelaram.

A rebelião espanhola permitiu que a Grã-Bretanha desembarcasse tropas na Espanha e em Portugal. Essas tropas participaram do conflito que ficou conhecido como Guerra Peninsular. Os franceses sofreram uma série de derrotas e Napoleão resolveu comandar pessoalmente o exército em território espanhol. Ele obteve, mais uma vez, uma série de vitórias e expulsou os ingleses da Espanha. Entretanto, a Áustria sentiu-se estimulada pelos revezes sofridos por Napoleão e formou a Quinta Coalizão. Bonaparte partiu da Espanha e foi combater os austríacos. Enquanto facilmente derrotava a Áustria, os ingleses voltaram à Espanha e foram capazes de trazer armas para os portugueses e espanhóis e construir fortificações defensivas em Portugal, as chamadas Torres Vedras. Napoleão nunca conseguiu controlar a Península Ibérica e a guerra prolongada custou a vida de milhares de soldados franceses e de países aliados, o que gerou a insatisfação da população desses países.

Até 1812, a guerra estava equilibrada e nenhum dos lados conseguiu obter uma vitória decisiva. Entretanto, quando Napoleão decidiu retirar 30 mil soldados franceses da Espanha e levá-los para sua campanha na Rússia, o equilíbrio foi desfeito. Os franceses sofreram uma derrota após a outra e a guerra acabou alguns meses após o Duque de Wellington liderar os ingleses, que atravessaram os Pirineus e invadiram a França no fim de 1813.


Quinta Coalizão

Em 1809, Napoleão estava comandando pessoalmente as tropas francesas na Espanha. As dificuldades enfrentadas pelos franceses motivaram os austríacos a se vingarem das recentes derrotas. Eles invadiram a Baviera em 10 de abril de 1809, dando início à Quinta Coalizão.

leia mais::

anterior | próximo
   
Início
Começa a Revolução Francesa
Napoleão decide a Guerra
“Exílio” no Egito
Do Diretório ao Império
Início das Guerras Napoleônicas
O Bloqueio Continental e o inimigo inglês
A Guerra Peninsular
De repente, o fim de uma era
Os cem dias
O legado da Era Napoleônica