texto

Fique por dentro da Prova Brasil e do SAEB

Em novembro de 2011, cerca de 5 milhões de alunos das escolas públicas do País devem passar pela Prova Brasil. Criada em 2005, a avaliação acontece de dois em dois anos e consiste em um teste destinado aos alunos de quinto e nono anos do Ensino Fundamental que respondem a questões de português (competência leitora) e matemática (resolução de problemas). Além disso, professores e diretores das turmas participantes passam por um questionário que levanta o perfil profissional, formação docente, condições de trabalho, etc. Todos esses dados são reunidos e utilizados para analisar a situação das escolas, do ensino e do profissional público brasileiro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o INEP, diferentemente das provas aplicadas em sala de aula, a Prova Brasil é construída metodologicamente para avaliar sistemas de ensino e não alunos. É uma avaliação em larga escala cujo objetivo é avaliar a qualidade dos sistemas educacionais a partir do desempenho dos alunos nas provas.

Para o governo, o MEC e as secretarias, os resultados da Prova Brasil possibilitam uma visão clara dos problemas enfrentados pela educação e auxilia na tomada de decisões e no direcionamento de recursos mais eficazes para promover a melhoria nessa área. A população pode acompanhar o desempenho de sua escola diretamente no site do INEP, assim como cobrar soluções para as dificuldades apresentadas.