Química: aqui, ali, em todo lugar!

Por Cesar Munhoz

Química? O que é isso? É de ver, de pegar ou de comer? Química é tudo isso junto. É uma ciência que estuda do que é que as coisas são feitas. Ela também ajuda a trazer mais conforto para as nossas vidas. O computador é feito de plástico, que é produzido em uma indústria química. A cor, o sabor e o recheio do chiclete são feitos com química. A cor da sua roupa é preparada numa fábrica de tintas para tecidos. Até a sua roupa é feita numa fábrica que usa a química para deixá-la mais resistente e macia.

Na escola, química é uma matéria que assusta muita gente. Isso porque lida com nomes complicados. Por exemplo, aquele pó branco que deixa tudo mais salgado, na sua casa você chama de sal. Os cientistas da química o chamam de cloreto de sódio. Mas por que eles preferem o nome mais difícil? Não é por ser mais difícil, é porque o sal é feito de várias substâncias, como o sódio. Juntas, essas substâncias formam o cloreto de sódio. Se juntar sódio com outras coisas, ele pode virar até produto de limpeza.

Quando você fica doente, a química está do seu lado. Os remédios que tomamos levam compostos químicos. Esses compostos entram no nosso corpo e combatem a dor e a doença que nos deixa de cama. Mesmo que seja um simples resfriado e você não precise tomar remédio, só um chá quentinho. O chá é resultado de uma reação química: da erva com a água quente.